Acordar todos os dias, ir para escola ou faculdade e fazer vários trabalhos pode ser desgastante. E é nessa rotina que surge um grande problema: a procrastinação. O aluno começa a não querer realizar as tarefas e acaba deixando tudo para a última hora.
Leia mais: Ensino presencial: como manter a atenção dos alunos?
Esse é um comportamento que pode se tornar habitual, mas que não deve ser visto como algo bom. É o tipo de situação que o estudante, se estiver passando, deve tentar ir atrás de soluções o mais rápido possível, pois uma vez que isso ocorre, pode acabar prejudicando o aprendizado.
Essas soluções são básicas e fáceis. Não são ideias que dependem de outras pessoas ou de trabalhos muito pesados, são coisas que você pode alterar em casas, mudanças de atitude que vão te ajudar a combater a procrastinação. Vamos conferir?
Comece com pequenos passos
Não é fácil parar com a procrastinação de uma hora para outra, então comece dando passos pequenos. Não queira já fazer todos os seus trabalhos atrasados de uma vez, escolha um que seja fácil de terminar e finalize.
Começar dessa forma pode te ajudar a ver que os trabalhos são melhores quando você tem tempo, quando não existe pressa para terminar. Vá começando por um e continue com os outros. A procrastinação vai começar a diminuir e seus exercícios vão melhorar.
Defina suas prioridades
Muitas vezes a procrastinação pode se dar por preguiça de fazer algo que você não gosta ou não vê importância. Para mudar isso, defina quais são suas prioridades em torno da escola. Por exemplo, um trabalho que você deve entregar em um mês é mais importante do que o que você precisa entregar em duas semanas?
Veja o tempo, a dificuldade, quantas pessoas estão no projeto e defina a sua importância, escolha qual deles vai ser sua prioridade e vá atrás de finalizá-lo ou, pelo menos, começar o projeto para que não chegue na última hora e você não tenha feito nada.
Faça na hora que te pedirem
Não deixe pra depois, o que você pode fazer agora. Então, se um professor passar um trabalho e você tiver tempo, faça! Esqueça a conversa com os amigos ou outras atividades que podem ser deixadas de lado e faça o trabalho, dê preferência na aula da matéria.
Você já vai estar utilizando seus conhecimentos adquiridos e que podem fazer diferença na hora do projeto. Além disso, fazer um trabalho enquanto o professor está ao seu lado pode mudar o resultado, pois você tem oportunidade de sanar dúvidas.
Procrastinação e o medo de não fazer bem
Um dos grandes problemas de quem está acostumado a procrastinar é o medo de fazer errado, de começar algo e ver que não está indo bem, que o seu projeto, por exemplo, não está indo do jeito que você queria. Esse receio pode fazer com que a pessoa pare e leve tempo para recomeçar.
Então, não tenha medo. O importante é você começar e ajustar seus erros. Se você sentir que seu trabalho não está bom, veja o que está equivocado e corrija. Vá atrás de algum professor para tirar dúvidas ou algum colega que possa te ajudar. Mas não pare, não tenha esse receio de começar ou recomeçar.
Não tenha distrações
Estudar com celular é algo que se tornou extremamente comum para todos. Mas isso é o que pode causar, e muito, a procrastinação. Por isso, deixe de lado tudo que possa te distrair. Não abra redes sociais, desligue seu aparelho, encontre um cômodo de sua casa ou algum local na escola que tenha silêncio e foque no que tem que ser feito.
Esse método sem distrações pode fazer com que seu conhecimento evolua muito, seu aprendizado melhore e seus trabalhos fiquem cada vez mais bem feitos — sem atraso e sem procrastinação.