Meio ambiente: escola de Tubarão promove ação com alunos de coleta de lixo na praia

Estudantes da EEB Professora Celia Coelho Luz tiveram uma aula prática sobre preservação e cuidado do meio ambiente

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Os alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica (EEB) Professora Celia Coelho Luz, em Tubarão, tiveram na prática uma aula sobre preservação e cuidado do meio ambiente. A aula de campo rendeu uma visita na Praia do Farol de Santa Marta, que fica entre Laguna e Jaguaruna, e participaram de ação de coleta de lixo.

Leia mais: Alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Professor Zelindo Carbonera participam de feira escolar sobre sustentabilidade

Professora Celia Coelho Luz

Alunos da EEB Professora Celia Coelho Luz aprendem na prática sobre a preservação do meio ambiente – Foto: Divulgação/Educa SC

“Esse é um projeto integrado da escola e foi realizado no mês de setembro, um projeto do meio ambiente. Os professores se reuniram, por área do conhecimento, e elaboraram o projeto”, explica a diretora Amanda Alves Matheus Candinho.

Uma das pessoas que teve um grande papel na realização dessa atividade foi João Baiuca, dono de uma pousada na Praia do Farol. Conhecido por uma das professoras responsável pelo passeio, João trabalha com a questão da preservação do meio ambiente.

“Ele (João) cedeu os sacos plásticos apropriados para colocar esse lixo. Ele também organizou os carros de coleta para que pudessem ir catando, juntando e colocando”, explica Amanda.

Além de ajudar com objetos para a hora da coleta, João fez questão de fazer um bate-papo com os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, dos cuidados com a natureza e também contou a história dele e fatos culturais daquela região.

A outra parte do passeio

Par fazer acontecer um projeto como esse é necessário o envolvimento de várias frentes da escola. De acordo com a diretora Amana, a iniciativa foi bem aceita, principalmente pela professora de educação física que foi com os alunos, pois além da coleta do lixo, eles tiveram a oportunidade de praticar surfe.

O passeio contou com o acompanhamento da professora educação física, de artes e inclusão da escola. “Um passeio de praia foi muito proveitoso mesmo. Nós procuramos dividir cinco alunos por professor para que não tivesse problema ainda mais por ser em região de praia, teria que passar essa segurança para os pais. Mas desde o princípio a intenção era a preservação do meio ambiente”, explica a diretora.

Confira mais Notícias