Projeto em Passos de Torres ensina sobre inflação para estudantes

As aulas expositivas para os alunos do Ensino Médio tem o propósito de ensinar informações básicas sobre inflação e economia

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Vitória Maire

Na Escola de Ensino Médio (EEM) Governador Ildo Meneghetti, em Passo de Torres, o projeto “Dinheiro: uma régua que muda de tamanho”, foi desenvolvido com o objetivo de ensinar os alunos sobre o que é a inflação e suas problemáticas.

Leia mais: Inflação na prática: como tratar na escola?

Alunos interagem em aula sobre inflação

As aulas expositivas para os alunos do Ensino Médio têm o propósito de ensinar informações básicas sobre inflação e economia – Foto: EEM Governador Ildo Meneghetti

O projeto surgiu de uma demanda que veio dos próprios estudantes: o aumento do combustível. Depois de uma conversa inicial, a professora Aline Costa Pereira e o professor de educação financeira Uillian Monteiro criaram o projeto para tirar as dúvidas dos alunos. Foi apresentado aos estudantes, a partir de aulas expositivas, o que é a inflação, como ela funciona, e seus impactos na economia.

O trabalho foi desenvolvido com os componentes curriculares de matemática, matemática financeira e com o laboratório de ciências humanas da escola. De acordo com a professora Aline, os alunos já tinham se atualizado pelas mídias algumas informações sobre o assunto, mas sem aprofundamento. “Eles não tinham conhecimento teórico sobre o assunto. Então era perceptível a falta de informação”, explica Aline.

Todos os alunos da escola, da primeira a terceira série do Ensino Médio puderam participar da iniciativa. A primeira etapa do projeto ocorre no mês de março, que consistia em uma saída de campo para visitar mercados locais e consultar os preços dos produtos. No final de junho, os alunos retornaram aos estabelecimentos para anotar os preços novamente e fazerem o comparativo.

Os estudantes também tiveram aulas expositivas com diálogo sobre o contexto histórico da inflação. Para encerrar, um texto dissertativo sobre o assunto foi produzido pelos alunos.

Confira mais Notícias