Ensino presencial: como manter a atenção dos alunos?

Estudantes tendem a perder a concentração muito rápido no ensino presencial, mas os professores podem mudar essa realidade

Sala de Aula Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

É muito fácil para um educador, hoje em dia, perder a atenção dos alunos durante o ensino presencial. Celulares, conversas alheias ou até um assunto monótono são fatores que mudam o foco da turma. Mas existem algumas dicas para alterar a realidade, sugestões que o professor pode aplicar em sala de aula.

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Aula presencial pode ser difícil de manter atenção dos alunos

Alunos perdem muito fácil a atenção no ensino presencial e isso pode ser revertido pelo professor – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Para o educador conseguir mudar o padrão de falta de atenção dos alunos no ensino presencial, é necessário adaptar as aulas para formatos que atraiam os estudantes, que façam com que eles se interessem pelo conteúdo passado e queiram aprender — o foco deve ser a educação.

Ensino presencial prático

Uma sala de aula deve ser um lugar onde o professor ensina e o aluno bota em prática o que aprendeu. Por isso, é importante planejar aulas práticas, trabalhos que envolvem o conhecimento passado, jogos, debates, projetos e feiras.

Ficar sentado anotando no caderno o que está no quadro não é mais o caminho. Utilize o ensino presencial prático para que eles desenvolvam outras habilidades durante o aprendizado.

Converse com os alunos

Ensinar não é apenas apresentar a matéria, ver os alunos copiando e pronto. É conversar com eles, então interaja. Peça para que eles tirem dúvidas quando for necessário, que opinem sobre os assuntos e analisem o que foi ensinado.

É necessário fazer com que a sala seja um lugar onde os estudantes podem se expressar. Não é preciso criar uma intimidade, mas não é bom transparecer a imagem de um líder autoritário, alguém que eles não podem conversar. Tenha um bate-papo descontraído de vez em quando, vai ajudar na relação e no ensino.

Não exagere nos slides

É interessante utilizar slides ou fotos para ensinar um conteúdo, mas não exagere. Não adianta pensar em um material com transições e informações se você fizer 50 slides para uma única aula.

Os alunos vão se sentir cansados e a atenção pode ir embora bem rápido. Então resuma, faça poucos slides, mas que incluam um conteúdo bom — o segredo é separar o que será apresentado.

Saídas de campo

No ensino presencial, para fazer com que os alunos não caiam naquela mesmice de ficar na sala, é interessante levar para outros lugares a aula. Faça encontros no gramado da escola, no pátio ou até visitas em locais importantes da cidade.

Isso vai fazer com o que eles respirem um pouco e aprendam o assunto que você está passando de uma maneira diferente, talvez até comecem a gosta mais e queiram entender melhor. Um museu, por exemplo, pode fazer com que retornem cheios de dúvidas e façam a aula se tornar mais colaborativa e o ensino presencial terá mais atenção.

Não fique parado na frente da sala

Ande. Não seja aquele tipo de educador que chega para ensinar e fica apenas na frente da sala ou sentado, que passa um exercício e fica na mesa sem observar. Se movimente, veja quais são as dúvidas, se estão conseguindo entender o assunto e se estão atentos aos conteúdo.

Se passar alguma atividade, ande mais ainda. Ficar parado na sua cadeira pode fazer com alguns estudantes tenham vergonha ou não queiram ir até você para esclarecer dúvidas. Vá até eles, olhe o que estão escrevendo, se está certo ou errado e ofereça ajuda. Isso pode agilizar o processo de aprendizado.

 

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