É fácil encontrar alunos que têm dificuldades em manter os hábitos estudando em casa. Seja pela falta de concentração ou interesse, aprender é um desafio que requer prática. Mas você sabe como melhorar a sua rotina?

Estudando em casa: 7 dicas preciosas para manter a concentração
A rotina é o segredo para manter o foco estudando em casa – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

O segredo é entender que o ensino vai além das aulas presenciais e os encontros em sala. A busca pelo conhecimento deve ultrapassar os muros da escola e garantir um ambiente organizado, ter uma vida saudável e evitar as distrações são algumas das formas de assegurar o foco estudando em casa.

Para ajudar nesta rotina, confira sete dicas preciosas que vão ajudar você a estudar em casa e a melhorar o rendimento escolar.

1. Priorize a organização

Seja na escola ou na vida pessoal, a organização é essencial para ter êxito nas atividades e desafios. Ter em mente quais assuntos devem ser estudados, quais livros precisam ser lidos e em quais cadernos estão as anotações é o começo de tudo.

Crie o hábito de separar os assuntos, grifando o que é relevante. Em seguida, pense nos temas mais importantes da semana e como organizar o aprendizado. Uma boa dica é manter, em casa, as mesmas disciplinas que estão sendo estudadas em sala de aula.

Assim você não perde a atenção e consegue assimilar os detalhes que ficaram perdidos durante a explicação do professor.

2. Memorize as informações

É fato que algumas pessoas podem ter mais facilidade para memorização – e isso pode variar de acordo com o interesse ou concentração. Entretanto, desenvolver a memória é uma habilidade importante.

Estudando em casa você consegue treinar o cérebro para reter dados, separando alguns minutos a mais para entender aquela aula complicada. Anotar as principais informações e depois conferir os tópicos é uma forma de não deixar nada passar despercebido.

3. Tenha uma vida saudável

Ter uma boa noite de sono, seguir uma alimentação equilibrada e beber bastante água são ações fundamentais para ter bem-estar. Mais do que o cuidado com o corpo, o processo é essencial para manter a mente organizada.

O organismo é mais eficiente quando mantemos atividades diárias com horários e padrões, estabelecendo hábitos regrados.

4. Elimine as distrações

Em um mundo tão conectado, com redes sociais e plataformas com atualização em 24 horas, é difícil não ficar entretido. Porém, é preciso ter cuidado para não deixar de lado as obrigações.

Estudando em casa é possível organizar a agenda com um tempo certo para todas as atividades – desde as tarefas da escola até o tempo para usufruir das redes sociais.

Manter o celular no silencioso, deixar o aparelho de lado ou baixar aplicativos que controlam o tempo de uso são formas de evitar a exposição excessiva. O resultado será nítido na performance dos estudos.

5. Escolha um ambiente organizado

Você tem um amigo que não consegue ficar em espaços desorganizados? Com itens espalhados pela mesa e objetos por todos os cantos? Acredite, esses detalhes podem impactar no desempenho, ainda mais quando o assunto é estudar em casa.

A alternativa é sempre manter o espaço em dia, com a mesa organizada e os papéis separados. Reserve alguns minutos do seu tempo para arrumar o local, deixando tudo de acordo com o seu gosto.

Além de ser uma medida eficiente para manter a ordem, esse padrão pode ajudar a deixar o espaço mais convidativo, com a sua cara.

6. Crie um grupo com os amigos

Mesmo estudando em casa, o contato com os colegas não deve ser deixado de lado! Aproveite a interação para criar um grupo de dúvidas e utilize as ferramentas digitais para esclarecer os questionamentos.

Vocês podem combinar e estudar utilizando o grupo online para debate e interação. Essa é a chance de usar a tecnologia como uma parceira no aprendizado, afinal, é ainda mais fácil quando aprendemos juntos, não é mesmo?

7. A música pode ser a sua aliada

Seja no pop ou no rock, a música pode ser uma aliada nos estudos. Por mais que o ritmo seja utilizado nos momentos de alegria, existem diversas canções que podem auxiliar na concentração e no foco.

Pesquise algumas referências que combinam com o seu estilo e monte uma playlist. Faça um teste e observe se você vai conseguir manter a concentração. Nós até já separamos sugestões que podem ajudar você neste momento.

Agora é só escolher um espaço tranquilo, preparar uma garrafa de água, os livros e colocar os fones de ouvido para continuar estudando em casa!

Como se concentrar para estudar em casa?

Mesmo com as dicas, ter atenção aos estudos ainda pode ser um desafio e as causas são muitas – incluindo a falta de afinidade com o assunto, ou os problemas de concentração. Entretanto, esse processo precisa fazer parte do seu dia a dia.

Antes de se desesperar e perder a paciência, uma alternativa é pensar no tempo livre que você tem. Quantas horas podem ser destinadas ao estudo? O cuidado está em não misturar o tempo de lazer com o aprendizado.

Uma maneira de manter a concentração para estudar em casa é alternar os minutos de foco e de descanso. Separe um tempo para aprender, mas não esqueça de parar. Essa pausa pode ser destinada ao descanso, mas você também pode ouvir uma música ou fazer um alongamento – algo que deixe o seu corpo na ativa.

Se você é daqueles que prefere estudar em tópicos, opte pelos resumos. Além de ser uma forma de memorizar o conteúdo, as informações podem ficar organizadas, facilitando aquela última leitura antes da prova.

Estar atento aos sinais do corpo também é um fator importante para estudar em casa. Por mais que exista o desejo de aprender, todos já passaram por aquele momento em que o cérebro não consegue mais assimilar as informações – isso é normal e indica a hora de parar. Então, aproveite para assistir um filme ou uma série.

Respeitar o seu tempo e criar um ritual antes de começar a estudar também são alternativas para manter a concentração estudando em casa. Esse é o melhor caminho para memorizar a matéria, respeitar os limites do seu organismo e continuar acompanhando o que está sendo abordado na sala de aula.