Checklist do professor: 5 dicas antes de entrar na sala de aula

É importante para todo professor estar bem preparado antes de entrar em uma sala de aula para lecionar

Sala de Aula Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Organização: essa é a palavra chave na vida de um professor. Para ir bem nessa profissão, é necessário estar muito bem preparado para entrar na sala de aula todos os dias, com o planejamento feito, atividades criadas e muita informação para levar aos alunos. Por conta disso, é bom seguir alguns passos antes de entrar na sala.

Leia mais: Podcast do Educa SC: confira o lançamento do quadro “Sala dos Professores”

O professor deve estar muito bem organizado para dar aula

Planejar as atividades de sala e organizar o cronograma letivo está no checklist do professor – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Esses passos devem ser seguidos não apenas antes de entrar na sala de aula, mas também antes de começar uma semana letiva. Deixar para fazer as atividades durante a semana pode fazer com que o professor tenha mais trabalho do que o necessário – e acabe criando uma dificuldade para si mesmo.

Vamos ver alguns desses passos, então?

1. Estabeleça metas

Não adianta apenas querer entrar em uma sala de aula, ensinar o que sabe e ir embora. Um bom professor deve estabelecer metas para si mesmo e para os alunos. Comece toda semana, ou antes mesmo de iniciar a aula, a fazer metas.

Crie metas, como por exemplo, ter participação de alunos todos os dias, conseguir finalizar um conteúdo a cada dois ou três dias. Coisas simples, mas que podem desenvolver muito o seu conhecimento e a melhora no estudo dos alunos.

2. Todo professor deve saber organizar o tempo

Se você tem 50 minutos ou várias horas de aula, é importante, de qualquer forma, saber organizar seu tempo. Um professor sabe que nesse período lecionando ele terá que mostrar o assunto, tirar dúvidas, passar atividades e tudo isso demanda tempo.

Então saiba aproveitar bem o tempo que você tem para ensinar. Veja o assunto que vai passar, as atividades que vai fazer e analise se tudo isso é possível no período de aula. Dê importância para o que é mais necessário para a turma.

3. Crie formas de atrair a atenção dos alunos

Para os professores nos dias atuais, é muito normal chegar em um sala de aula e ver os alunos conversando ou mexendo no celular. Pensando nisso, é importante que, na hora de ensinar, essa atenção esteja total, ou a maioria, focada na frente da sala.

Portanto, antes de entrar, o professor deve criar formas de atrair a atenção desses estudantes. Então, faça slides interativos para prender a atenção dos estudantes, ou crie atividades que despertem as habilidades deles.

4. Seja realista no planejamento

Quando você está montando seu planejamento para a semana, seja realista consigo mesmo. Não queira planejar várias coisas para apenas um dia de aula. É importante considerar o que você mesmo pode ensinar, e até onde seus estudantes podem aprender em apenas um período.

Defina os assuntos que tem prioridade e foque neles. Tente trazer para os educandos coisas que vão influenciar até nas dúvidas que eles têm, mas que não atrapalhem o que você está querendo repassar.

5. Esteja bem preparado para tirar dúvidas

Como todo o ensino, é normal surgirem dúvidas – e todo professor deve estar bem preparado para resolver essas questões. Então, antes de toda aula, tente fazer uma análise do que você passou da última vez, para ter noção do que os educandos podem perguntar.

Confira mais Notícias