O Tiktok se tornou uma das maiores febres já vistas nos últimos tempos. Famoso por vídeos curtos e dancinhas contagiantes, o aplicativo no ano de 2020 foi a rede social mais baixada no mundo e, entre os conteúdos de entretenimento, a educação também tem um local de prestígio.

TikTok
O TikTok ganhou espaço em quase todas as áreas da vida, inclusive, na educação – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Conheça 6 tipos de redação que podem ser cobradas nos vestibulares

Com ferramentas que possibilitam a criação de vídeos criativos e diferentes, os professores entraram na rede para ensinar de forma criativa, divertida e rápida conceitos que, até então, levavam horas de aula para serem aprendidos.

Alguns educadores brasileiros, inclusive, já ultrapassaram a marca de um milhão de seguidores na plataforma, criando um local de aprendizagem em rede, já que os alunos também podem fazer contribuições e interagir.

Na disputa pela atenção, existem vídeos de diversos assuntos, desde problemas com química até o uso da palavra cringe. Separamos cinco professores que merecem um espaço na sua ‘for you’ do TikTok.

1. Samuel Cunha

O professor Samuel Cunha (@professorsamuelcunha) começou a gravar vídeos de biologia do YouTube, mas decidiu que seria uma boa ideia migrar para o aplicativo ao lado. Com seu jeito bem humorado, o professor já tem a marca de mais de 760 mil curtidas em seus vídeos de resolução de exercícios. Ele também aborda as principais matérias que caem no vestibular.

2. Leonardo Meirelles

O Prof Leo (@aprovese_leo), como é carinhosamente chamado, conquistou o amor de seus alunos em pouco tempo de TikTok. Em uma mistura de vídeos de explicação de fenômenos físicos em filmes e resolução de questões para o vestibular, o professor de física já possui mais de 30 mil seguidores e 590 mil curtidas.

Leia mais: Fuvest 2022: tudo o que você precisa saber sobre a prova

3. Gabriel Cabral

O professor de Química, Gabriel Cabral (@profgabrielcabral), é um dos maiores fenômenos da rede. Com mais de 4,6 milhões de curtidas, seus vídeos com dicas sobre a matéria alcançam milhares de visualizações. Em novembro, o criador dedicou toda a sua plataforma para vídeos relacionados ao Enem.

4. Sandro Curió

6,7 milhões. Esse é o número de curtidas que o professor de Matemática (@matematicasandrocurio) atingiu nesta quinta-feira (9). Com mais de um milhão de seguidores, ele aposta em macetes para os alunos decorarem fórmulas. Além de responder às perguntas enviadas por alunos, Cúrio ensina dicas de como calcular área, fazer radicalização, raiz quadrada e porcentagem.

5. Kananda Eller

Kananda (@deusacientista) é professora de Química e fundadora do pré-vestibular Social Quilombo Amigos do Bem. Ela aposta em divulgação científica e descobertas feitas por cientistas negros e negras.

A invenção do semáforo, o desenvolvimento do fermento, a animação do Gif, o identificador de chamadas, o tratamento para catarata e o condicionador para cabelos são todas invenções que descobrimos com Kananda.

6. Noslen de Oliveira

O @professornoslen já era muito conhecido antes de entrar no TikTok, com o maior canal de Língua Portuguesa do Brasil. No aplicativo das dancinhas, ele tem uma comunidade de mais de 580 mil seguidores que já curtiram seus vídeos 3,7 milhões de vezes.

Muito divertido e criativo, o professor consegue inserir o aprendizado de português em tudo. A sua principal aposta é na correção de dizeres e escritas erradas, como a troca do “há” pelo “a”.