As férias escolares são um momento de descanso muito importante para os estudantes. Porém, após um ano inteiro de dedicação, planejando aulas, passando matéria e corrigindo provas, os alunos não são os únicos que merecem descansar e aproveitar o recesso. Esse momento também é seu, professor! Chegou a hora do merecido descanso e para aproveitar bem esse tempo, continue a leitura e confira quatro dicas sobre o que fazer durante o recesso escolar.

professor de férias escolares
Ler livros, viajar, encontrar os amigos e praticar atividades físicas são opções de lazer para professores aproveitarem as férias escolares – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

1. Colocar as leituras em dia

Mulher lendo um livro na rede pendurada na sala de casa
Recesso escolar é uma oportunidade para colocar leituras em dia – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: 7 plataformas de cursos online e gratuitos para professores

Trabalhar com a educação exige que o profissional desta área leia bastante para se manter atualizado nos conteúdos, passar a matéria no quadro ou na lousa para os alunos e corrigir trabalhos e provas escolares.

Porém, com tanta leitura obrigatória, pode faltar tempo para ler outros gêneros apenas pelo prazer de ler. Se no começo do ano sua meta era ler mais livros e com o passar dos meses você foi vendo sua lista aumentando sem conseguir ler nada, agora é a hora perfeita para colocar as suas leituras em dia.

Ler é um hábito que como qualquer outro, se você não pratica com frequência, pode acabar ficando um pouco enferrujado. Para destravar a leitura nas férias você pode começar lendo um capítulo de um livro por dia.

2. Planejar uma viagem

Mulher com mochila no aeroporto
Viajar é uma opção para fazer algo diferente e sair da rotina – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Passar muitos dias fazendo o mesmo caminho – de casa para o trabalho e do trabalho para casa – pode se tornar cansativo. Nesse sentido, planejar uma viagem pode ser uma excelente ideia para renovar as energias nas férias escolares.

Viajar é uma ótima oportunidade para sair da rotina e conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes. Algumas pessoas não viajam porque acreditam que para isso é preciso gastar muito dinheiro, mas com planejamento é possível encontrar preços que cabem no seu orçamento.

Criar um roteiro com os locais que você pretende visitar pode ser de grande ajuda na hora de poupar uns trocados. Viagens internacionais podem sair um pouco mais caro, uma alternativa é viajar para cidades que estão próximas de você. Santa Catarina, por exemplo, possui muitas cidades e pontos turísticos que valem a pena conhecer.

3. Fazer programas com os amigos

Pessoas reunidas em volta de uma mesa com comida e bebida
Encontrar os amigos faz bem para a saúde mental – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Estar em contato com pessoas que querem o nosso bem é importante para a nossa saúde mental. No dia a dia, marcar um encontro com os amigos pode ser uma tarefa difícil por conta dos horários.

Desse modo, reservar um tempo das férias para fazer programas com os amigos pode ser uma ótima opção para matar a saudade e estreitar os laços de amizade. Você e seus amigos podem curtir momentos juntos e se divertir indo à praia ou ao cinema, fazendo trilhas, organizando um acampamento ou saindo para jantar juntos, entre outras atividades de lazer.

Porém, se você possui um perfil mais reservado e não é do tipo aventureiro e prefere programas mais tranquilos, ficar em casa e reunir os amigos para uma noite de filmes e séries ou outra atividade de sua preferência, pode ser uma experiência tão divertida e prazerosa quanto estar na natureza.

4. Praticar atividades físicas

mulher praticando atividades físicas dentro de casa
É possível praticar exercícios físicos na sala de casa – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Muitas vezes, na correria do dia a dia, entre uma pilha e outra de trabalhos e provas para corrigir, pode sobrar pouco tempo para praticar atividades físicas, mas se exercitar é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis.

Nesse sentido, criar uma rotina de exercícios físicos durante as férias escolares pode ser uma excelente forma cuidar da sua saúde e desenvolver um estilo de vida saudável que você pode manter depois que as aulas recomeçarem.

Se faz muito tempo que você não se movimenta, o ideal é procurar o auxílio de um profissional de educação física. Academias e centros de treinamento são lugares bem equipados, que oferecem uma boa estrutura para a prática desses exercícios e o acompanhamento de profissionais capacitados que podem ajudar você a alcançar seus objetivos.

No entanto, se a sua intenção é economizar algum dinheiro nas férias, você pode começar a se exercitar por conta própria. Comece por exercícios leves, atividades como pular corda e caminhadas de 30 minutos pelo parque ou passeio público são excelentes opções para sair da inércia.

Lembrando que algumas praças públicas possuem equipamentos para a prática de atividades que estimulam o movimento. Lugares abertos ao livre são favoráveis à prática de exercícios físicos.