A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a responsável pela porta de entrada da mais bem avaliada instituição de ensino superior da América Latina: a Universidade de São Paulo (USP). Seu vestibular atrai estudantes de todas as regiões do país e é um dos mais concorridos. Confira como se preparar para a prova.

Fuvest
A Fuvest é o vestibular que possibilita a entrada na USP – Foto: iStock/ Divulgação/ Educa SC

Leia mais:10 podcasts que todo vestibulando precisa acompanhar

A primeira etapa da Fuvest 2022 está chegando agora no dia 12 de dezembro. Para garantir o seu lugar na USP, além de dominar todos os conteúdos passados no Ensino Médio, é essencial entender como funcionam as etapas do processo seletivo.

Como funciona a prova?

1ª fase

O vestibular da Fuvest tem a característica de ser mais conteudista e exigente que os outros exames tradicionais, como o Enem. Nesta primeira etapa, os candidatos deverão responder 90 questões de múltipla escolha, em cinco horas de prova.

Serão perguntas divididas entre todas as matérias estudadas no Ensino Médio: Português, Literatura, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. Além disso, a prova pode contar com questões interdisciplinares, misturando todas as áreas do conhecimento.

Assuntos mais cobrados em cada matéria

  • Biologia: ecologia, fisiologia animal e vegetal, zoologia e genética.
  • Física: termologia, eletrodinâmica, eletrostática, ondas e física moderna.
  • Geografia: quadro natural do Brasil e do mundo, questão ambiental, América Latina, África, Ásia e Oceania, diversidade da agricultura, pecuária do Brasil e mundial, urbanização e rede urbana.
  • História: História medieval, moderna e contemporânea e o período colonial no Brasil.
  • Inglês: compreensão de texto.
  • Matemática: geometria plana, geometria métrica, equações, análise combinatória, probabilidade, conjuntos e funções.
  • Português: leitura obrigatória, interpretação de texto e língua.
  • Química: equilíbrio iônico, ligações químicas, reações orgânicas, petróleo, polímeros, substâncias e misturas.

Lista de obras obrigatórias

As obras obrigatórias compõem a prova de literatura, tanto na primeira quanto na segunda fase.

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
  • Quincas Borba – Machado de Assis;
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
  • Angústia – Graciliano Ramos;
  • Mensagem – Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto;
  • Campo Geral – Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho.

Leia mais: Qual faculdade fazer? Conheça 9 universidades públicas e privadas de SC

2ª fase

Os candidatos que passarem na primeira fase serão convocados para fazer a segunda etapa do vestibular, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro de 2022. A Fuvest disponibiliza para esta fase quatro vezes o número de vagas em cada carreira e modalidade de concorrência. Ou seja, passam quatro pessoas por vaga.

O primeiro dia de prova será composto por dez questões de português e uma redação. Já o segundo, terá 12 questões sobre quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo participante. É importante lembrar que todas as questões, nos dois dias, serão discursivas.

Como responder uma questão discursiva?

Este tipo de questão costuma gerar um nervosismo muito grande por conta da liberdade que o candidato tem. Não existe possibilidade de, talvez, relembrar o conteúdo quando está lendo alguma alternativa de múltipla escolha. Você precisa dominar o que está sendo pedido.

– O primeiro passo é identificar o tema da pergunta. Desta forma, você ficará mais seguro em não escrever informações que fogem do tema.

– Em seguida, identifique o comando da questão, que pode ser “cite”, “explique”, “analise” etc. Em cada um destes cenários, você deverá ter um grau de especificidade diferente.

– Com estes dois processos alinhados, chegou a hora da organização da resposta: seja o mais direto possível. Coloque as informações mais importantes no começo e as menos relevantes no fim.

Redação

Assim como no Enem, o tipo de redação cobrado no vestibular da USP é o texto dissertativo-argumentativo, que pede que o candidato apresente uma ideia sobre o tema apresentado por meio de argumentação. Mas diferente do Exame Nacional, ao invés de pedir uma intervenção, a Fuvest procura uma análise.

Tema dos últimos anos:

– 2015: A camarotização da sociedade brasileira e a segregação de classes sociais.

– 2016: As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?

– 2017: O homem saiu de sua menoridade.

– 2018: Devem existir limites para a arte?

– 2019: A importância do passado para a compreensão do presente.

– 2020: O papel da ciência no mundo contemporâneo.

O que levar no dia da prova?

O candidato precisa ter em mãos uma máscara de proteção, documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul.

Além disso, é permitido o uso de lápis e borracha para o rascunho, apontador e régua transparente. Água e alimentos leves também podem ser levados.