Os vestibulares estão aí! Depois de muita espera, finalmente está chegando o grande dia e ainda dá tempo de estudar do conforto da sua casa. Os Edutubers, professores que dão aula na plataforma Youtube, possuem um papel significativo na vida de milhares de estudantes de todo o Brasil, principalmente por conta da pandemia.

Edutubers
Os Edutubers são um ótimo caminho para tirar boas notas nos vestibulares – Foto: iStock/ Divulgação/ Educa SC

Leia mais: 4 dicas para relaxar antes do vestibular

Enfrentando uma rotina de estudos online, sem o contato direto com professores e colegas de aula, muitos alunos buscaram nos edutubers um reforço para as matérias que foram perdidas ou mal absorvidas no período letivo.

Felizmente, esses “novos tipos de professores” não decepcionam! Diversos conteúdos sobre vestibulares são publicados todos os dias, formando um rico repertório para estudantes que não tem condição de pagar um cursinho particular ou que simplesmente buscam um reforço na hora de estudar.

Os professores youtubers fazem sucesso a partir do que os jovens sentem falta na educação formal: agilidade, linguagem próxima dos adolescentes e estratégias práticas de entretenimento do aluno. Os canais de educação da plataforma chegam a ter mais de sete milhões de visualizações por mês. E nas redes sociais, os professores são tratados como verdadeiras celebridades – alguns chegam a ter fã-clubes.

Nesta reta final do vestibular, conferir os canais destes profissionais é um ótimo caminho para revisar conteúdos e garantir conhecimentos extras na hora da prova. Confira seis plataformas de professores que você precisa conhecer!

1. Biologia Total

Paulo Jubilut iniciou o Biologia total em 2006. Depois de 15 anos, o canal junta mais de dois milhões de seguidores e diversos profissionais que dão aulas de todas as matérias que podem cair no vestibular. Com professores majoritariamente de Florianópolis, a plataforma é uma das mais famosas do YouTube.

2. Professor Noslen

Com vídeos divertidos e super informativos, o professor de Língua Portuguesa busca facilitar o ensino da matéria. Além de conteúdos voltados para o Enem, ele abarca todos os temas que podem ser cobrados em diversos vestibulares espalhados pelo país. A meta do professor é chegar até 2022 a quatro milhões de inscritos em seu canal.

3. English in Brazil

O canal, criado por Carina Fragozo, ensina inglês de forma gratuita e conquista novos alunos a cada aula. A professora ensina gramática e como o inglês pode ser aplicado em situações cotidianas. Já alcançou a marca de mais de 1,5 milhões de inscritos.

4. Se liga – Enem e Vestibulares

Neste canal você aprenderá História, Filosofia, Geografia e Sociologia com o professor Walter Solla. Com um conteúdo rápido, fácil e bem humorado, o profissional consegue explicar as matérias de maneira envolvente e emocionante, fazendo com que o aluno realmente preste atenção no que está sendo passado.

5. Ferretto Matemática

O canal do professor Ferretto é um dos mais famosos do Brasil. Além dele, dezenas de profissionais de diversas áreas do conhecimento se juntam com ele nesta jornada de passar conteúdos de forma descomplicada. As matérias são abordadas desde o nível básico até o ensino superior.

6. Débora Aladim

A jovem professora de História começou na vida de Youtuber quando ainda estava no Ensino Médio. Hoje, alguns anos depois e com um diploma de História no bolso, Débora ensina todos os conteúdos que circundam a matéria de uma maneira engraçada e informativa. Também dá dicas de redação.