Como relaxar antes do vestibular? Depois de um ano letivo inteiro de dedicação e entrega à rotina de estudos puxada do último ano do Ensino Médio, as provas estão cada vez mais perto de chegar. Apesar da preparação reforçada, muitas vezes a ansiedade e agitação acompanham o aluno neste período.

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Dificuldade em construir uma rotina saudável de estudos pode atrapalhar no resultado das provas – Foto: iStock/ Divulgação/Educa SC

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Mesmo depois de estudar por vários meses e ter todos os conteúdos na ponta da língua, essa tensão acima do normal pode atrapalhar o desempenho do aluno: a falta de concentração para ler enunciados, o famoso “branco” e a insuficiência respiratória podem ser sintomas do estresse.

Por conta disso, separamos quatro dicas para ajudar você a relaxar antes e durante as provas de vestibular. Confira abaixo!

1. Respire!

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas é um dos principais fatores para antes, durante e até mesmo depois de realizar a prova. Controlar a respiração é uma das melhores formas de acalmar a mente e o corpo.

Além de ser um momento de concentração interior, em que a pessoa consegue encontrar tranquilidade no ato, o aumento de oxigenação no cérebro aumenta o foco e a calma para a realização da prova.

apesar de simples, esse importante fator pode ser essencial antes e depois dos exames. Quando se sentir nervoso ou ansioso, antes de mais nada, realize uma pausa e faça, pelo menos, três grandes respirações. Deixe o ar entrar pelo nariz e solte-o pela boca.

2. Não estude na véspera

Sabemos que a ânsia por saber todos os conteúdos possível até o dia da prova é um aspecto normal na vida dos jovens, mas é muito importante separar de dois a cinco dias de descanso antes dos vestibulares.

Acima de tudo, sua mente precisa de um tempo para assimilar todos os conteúdos revisados vigorosamente nas últimas semanas. Tenha confiança na sua trajetória de estudo e na sua dedicação, não serão os últimos dois dias que determinarão o seu sucesso. Descanse para encarar o teste com mais tranquilidade.

3. Durma cedo na noite anterior

Uma boa noite de sono para acordar revigorado e pronto para horas de “exercícios mentais” é uma das maiores dicas que podemos dar. O sono pode ser um dos maiores vilões no dia da prova, fazendo com que você perca o foco e não consiga se concentrar, tendo que ler o enunciado muitas vezes, perdendo tempo.

Deite, pelo menos, uma hora antes do que você está acostumado, desta forma, mesmo se acontecer a famosa insônia por conta do nervosismo, você terá tempo de se acalmar e tentar dormir de novo.

4. Alimente-se bem

Tudo bem que se alimentar bem é uma das regras básicas da vida, porém, nos dias que antecedem as provas, é ainda mais essencial. Os alimentos possuem diversos pontos que podem auxiliar ou atrapalhar o desempenho no vestibular.

Ingerir alimentos gordurosos em excesso, por exemplo, pode acarretar em um participante sonolento e sem concentração. Já comidas com a substância triptofano, como banana, morango e nozes, têm influência na produção de serotonina, hormônio ligado a sensação de bem-estar.