Com o final do ano chegando, o que se aproxima são os vestibulares de verão e, junto com eles, uma das decisões mais importantes da vida estudantil: a escolha do curso de graduação. Por conta disso, preparamos uma lista com as universidades mais importantes de Santa Catarina para descobrir a faculdade que mais combina com você!

Na imagem, uma moça de costas na porta de entrada da faculdade
Santa Catarina tem a quarta melhor universidade federal do país – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

1. Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc)

A Ufsc é uma das melhores universidades públicas federais do Brasil e da América Latina e possui cinco campus no estado: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Além disso, conta com mais de 620 grupos de pesquisa que reúnem professores, técnicos e estudantes que desenvolvem mais de 2,7 mil projetos e publicações em revistas científicas mundo afora.

Leia mais: 10 livros para o vestibular que todo estudante deve ler

A prova de vestibular costuma ser, geralmente, em dezembro. Porém, nos últimos anos, a Ufsc abriu vagas para vestibular de inverno. Se você quer saber mais sobre os cursos, grade e conhecer melhor a universidade, basta acessar o site e ficar por dentro desse universo acadêmico.

2. Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

A Udesc possui uma estrutura multicampi com 12 unidades distribuídas em nove cidades de Santa Catarina, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância. Atualmente, são 15 mil alunos matriculados em 59 cursos de graduação e 48 mestrados e doutorados, todos oferecidos gratuitamente.

O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (verão e inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Para saber mais informações, basta acessar direto o site da instituição.

3. Universidade Regional de Blumenau (Furb)

A Furb é a primeira faculdade do interior do estado de Santa Catarina e foi criada em 1964, como fruto de um movimento comunitário para tornar mais abrangente o acesso ao Ensino Superior. Além do ingresso pelo vestibular, oferece também entrada via Enem, histórico escolar e matrícula direta em determinados cursos pelo Acesso Furb.

4. Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul)

A Unisul é uma instituição particular educacional multicampi orientada para a produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento, por intermédio da pesquisa, do ensino e da extensão em todos os níveis, nas modalidades presencial e a distância.

5. Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)

A Unesc, fundada em 1970, foi a primeira instituição de nível superior do estado e está localizada no município de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Atua através do ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento. Possui vestibulares de inverno e verão que ocorrem, normalmente, em junho e dezembro.

6. Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

A Univali é uma universidade privada com vestibulares de inverno e verão que ocorrem, normalmente, em junho e dezembro. Oferece também um processo seletivo próprio, sem vestibular, que utiliza a nota do Enem e o currículo profissional.

Leia mais: 42 possíveis temas para a redação do Enem 2021

7. Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unioesc)

A Unoesc é uma universidade privada que oferece mais de 50 cursos de graduação voltados ao desenvolvimento humano, social, cultural, científico e tecnológico. Está presente em cinco cidades do Oeste catarinense, entre elas Joaçaba e Chapecó.

8. Universidade do Contestado (UnC)

A UnC é uma universidade privada, com vestibulares de inverno e verão, que ocorrem em junho e dezembro. Oferece mais de 40 opções de cursos de graduação e 85 cursos de especialização, nas modalidades presencial e a distância.

9. Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)

A Uniplac é uma instituição localizada em Lages. Dispõe de 30 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação. O processo seletivo ocorre por vestibular ou análise de histórico escolar.