São ao menos 200 os dias letivos em um ano para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Nestas mais de 800 horas, a quantidade e diversidade de conteúdos e matérias ensinadas são grandes, demandando mais do que apenas prestar atenção nas aulas. Em conjunto com a teoria e a prática, existe outro fator importante para um estudo eficiente: revisar os conteúdos já estudados.

Na foto, alunos estão em uma sala de aula acompanhados de uma professora
Revisar os conteúdos da sala de aula é muito importante para garantir pontos nos vestibulares – Foto: Ana Druzian/Secom

Mas por que revisar?

  1. Curva do Esquecimento

Criada pelo psicólogo Hermann Ebbinghaus, a Curva do Esquecimento é uma teoria que mostra como as informações são perdidas no cérebro quando não há tentativa de retê-las. Logo após ouvir o professor explicando uma matéria, as informações ficam 100% “presas” na memória.

Contudo, com o tempo, a mente passa a armazenar apenas aquilo que considera importante. De acordo com a Teoria da Curva, 42% do que foi aprendido é deletado depois de 20 minutos. Uma hora depois, mais da metade do conteúdo foi perdido. Após 30 dias, a situação piora consideravelmente, chegando a mais de 80% das informações esquecidas.

Desta forma, para assegurar que matérias importantes que você gastou energia e tempo aprendendo não se percam em sua memória, a revisão dos conteúdos é essencial. Principalmente, quando o seu objetivo são as provas de vestibulares, que geralmente cobram conteúdos do ano inteiro.

  1. Compreenda suas dificuldades

Um dos principais objetivos da revisão é encontrar o que você tem mais dificuldade. Desta forma, a formulação de um plano de estudos fica muito mais fácil, podendo fazer um cronograma que ampare esses pontos.

Descobrindo as partes fracas do seu estudo, é possível tirar dúvidas com os professores antes das provas e chegar pronto para garantir o melhor resultado possível.

  1. Exercite a multidisciplinaridade

No Enem, todas as matérias são abordadas de forma multidisciplinar, correlacionando conteúdos e vivências para desenvolver no estudante um olhar mais abrangente para o mundo. Esta prática é muito importante na hora de revisar os conteúdos da escola, pois oferece um compreendimento melhor das áreas do conhecimento, fazendo o cérebro perceber que eles são integrados, portanto, mais difíceis de esquecer.

Como atingir o propósito da revisão de conteúdos?

1. Faça muitas questões

Dessa forma, além de exercitar a teoria, você vai perceber onde precisa melhorar.

2. Use diferentes métodos de revisão até encontrar o seu

Existem várias formas de estudo, como resumo, flashcards, mapas mentais, videoaulas, releitura do conteúdo, questões etc. Encontre o método que mais funcione com você.

3. Não tenha vergonha de levar suas dúvidas ao professor

Em todo processo de revisão, é normal ficar com dúvidas, isso significa que está dando certo. Caso não consiga encontrar uma solução, peça ajuda ao professor. Desta forma, além de dar um direcionamento mais certeiro, ele poderá sugerir melhores exercícios.

4. Não copie

O principal intuito da revisão é fazer com que você aprenda os conteúdos. Copiar as palavras do livro pode parecer mais fácil, mas escrever do seu jeito irá fixar as informações em seu cérebro, além de exercitar o vocabulário e desenvolver a habilidade de síntese.

7 aplicativos para ajudar você a se organizar na hora de revisar os estudos

Precisa de ajuda? Conheça os aplicativos que podem ajudar na hora de revisar os conteúdos.