Ser professor é muito mais do que apenas ensinar um conteúdo. Fora das salas de aulas, a profissão exige que o educador esteja sempre aprofundando os próprios conhecimentos para repassá-los aos alunos. Além disso, a educação é uma área que está em constante transformação, por isso é muito importante que o profissional desse setor procure investir na formação continuada – e uma forma de fazer isso é procurar qualificação através de cursos online, disponíveis na internet.

Mulher negra sentada na mesa da cozinha de casa, em frente ao computador, fazendo cursos online e gratuitos de capacitação
Plataformas na internet disponibilizam cursos online e gratuitos para capacitação de professores – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Confira sete plataformas de cursos online e gratuitos para professores aprimorarem seus conhecimentos.

1. Apoio ao professor

A plataforma Apoio ao Professor, desenvolvida em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e o Instituto Phorte Educação, é um programa totalmente gratuito de extensão universitária que tem como objetivo a difusão de conhecimentos para a formação continuada de professores e especialistas em educação, de todo o país.

Os cursos disponíveis na plataforma online abordam o tema “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental” e focam no uso de ferramentas tecnológicas na educação.

Leia mais: 5 formas de trabalhar a metodologia Steam na escola

2. AVAMEC

O Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) é uma plataforma criada pelo Governo Federal que reúne diversos cursos e materiais que podem ser acessados de forma online e gratuita por professores, gestores e todos que tiverem interesse.

A plataforma possui, atualmente, 148 capacitações disponíveis para toda a sociedade e já alcançou um milhão de usuários. Todos os cursos oferecem certificado de conclusão.

Atualmente, os cursos mais acessados são Alfabetização Baseada na Ciência, Práticas de Alfabetização e BNCC na Educação Infantil, que juntos somam 13 milhões de acessos.

3. Escolas Conectadas

Diversos cursos sobre práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Novo Ensino Médio estão disponíveis de forma online e gratuita na plataforma Escolas Conectadas.

O Projeto Escolas Conectadas, criado em 2015 pela Fundação Telefônica Vivo, visa inserir os educadores na cultura digital. A plataforma oferece cursos online de formação continuada, totalmente gratuitos, para professores da rede básica de educação.

Os cursos oferecidos focam na troca de experiências entre educadores e são certificados por instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. A plataforma oferece cursos em duas modalidades distintas: mediados ou autoformativos.

Leia mais: Abordagem investigativa: 6 dicas de como trabalhar nas escolas

As capacitações mediadas possuem diferentes cargas horárias, que podem ser concluídas em até um mês; enquanto a modalidade autoformativa tem como vantagem maior flexibilidade e os educadores podem escolher qual horário querem realizar o curso, podendo se organizar de acordo com a sua rotina.

4. Instituto Rodrigo Mendes

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

A plataforma de formação de Ensino a Distância (EAD) do IRM, desenvolvida em parceria com o apoio da Fundação Lemann e com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), oferece um catálogo de cursos voltados para a educação inclusiva.

Os cursos Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva e Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva, disponíveis na plataforma, tem como objetivo formar novos educadores e gestores públicos para atuarem como agentes de transformação implementando práticas inclusivas na educação.

5. Instituto Singularidades

O Instituto Singularidades, fundado em 2001, é uma instituição de Ensino Superior focada na formação de professores e profissionais da educação. Na plataforma online é possível encontrar alguns cursos de capacitação gratuitos e um deles é o curso BNCC em foco na Educação Infantil: trajetória teórico-prática para formação de professores.

O curso é oferecido de forma 100% gratuita e online pelo Instituto Singularidades em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Movimento Bem Maior.

As aulas visam “contribuir para a compreensão da organização curricular e das concepções da Educação Infantil, propondo práticas educativas do cotidiano das educações de ensino, abarcando as especificidades da atuação educativa e ampliando a compreensão das ações pedagógicas”.

O curso é autoinstrucional, ou seja, permite ao aluno escolher em qual horário deseja assistir às aulas, e oferece um certificado de participação ao final da capacitação.

6. FGV

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma instituição de Ensino Superior e uma das maiores plataformas de cursos online e gratuitos do país.

A plataforma FGV Online possui uma variedade de cursos gratuitos em diversas áreas de atuação, em parceria com o Open Education Global (OEG). Na área da Educação há diversos cursos online e gratuitos que abordam temas como “Educação e Desenvolvimento”, “Cyberbullying”, “Gestão do Cotidiano Escolar”, “Instrumentos de Avaliação na Educação”, entre outros.

7. Polo

O Polo é um ambiente de formação virtual, criado pelo Itaú Social, voltado para profissionais da rede pública de ensino. Os cursos disponíveis na plataforma são divididos em quatro áreas temáticas, sendo elas:

  • Gestão operacional
  • Gestão pedagógica
  • Monitoração e avaliação
  • Multiletramentos (leitura, escrita e matemática)

As formações práticas oferecidas são certificadas e 100% gratuitas. Os interessados podem ainda optar pelas trilhas de conhecimento disponibilizadas ou realizar os cursos separadamente.