Após um ano de muito trabalho e estudos, chegou o momento tão esperado para os estudantes: as férias. Durante o período de recesso escolar é importante ter momentos de descontração para descansar a mente e se preparar para o próximo ano letivo, mas sem descuidar dos estudos. Nesse sentido, o catálogo da Netflix tem várias opções para os alunos relaxarem e continuarem ligados nos conteúdos escolares.

Mão segurando um controle remoto apontado para uma TV, escolhendo séries para assistir na Netflix durante o recesso escolar
Catálogo da Netflix possui produções educativas para serem exploradas durante o recesso escolar – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Confira cinco produções na Netflix para assistir durante o recesso escolar.

1. Merlí

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.

Merlí é uma produção catalã, disponível na Netflix, que narra a história de um professor de filosofia, Merlí Bergeron, conhecido por utilizar métodos pouco convencionais de ensino em suas aulas.

A série discute temas existenciais que afligem a vida dos jovens estudantes como questões sobre vida e morte, felicidade, poder, entre outros temas, a cada episódio sob o ponto de vista de um determinado autor ou filósofo, como Nietzsche, Freud, Schopenhauer, Sócrates, Aristóteles.

Ideal para refletir sobre a vida e questões humanas durante as férias, além disso, a ficção é um prato cheio para conhecer os principais pensadores da filosofia e suas ideias.

2. Anne com E

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 12 anos.

Inspirada no romance “Anne de Green Gables”, escrito pela autora canadense Lucy Maud Montgomery, em 1908, a produção da Netflix conta a história de Anne, uma órfã de 16 anos que após sofrer diversos abusos em orfanatos e na casa de estranhos, é enviada para Green Gables, na Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá.

Com três temporadas, a série conquistou o coração de milhares de espectadores da rede de streaming e pode ser considerada uma excelente fonte de ensinamentos sobre amizade, adoção, esperança e otimismo.

Além disso, algumas temáticas exploradas pela série como a desigualdade social e de gênero, o bullying e o preconceito contra pessoas LGBTQIA+, podem ser usados na redação do Enem.

3. Dark

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos.

Se você já teve vontade de viajar no tempo e voltar ao passado, ou dar uma espiadinha no futuro, Dark é a série perfeita para você assistir durante as férias.

A série alemã de ficção científica da Netlix que conquistou o mundo reúne diversos conceitos da física e da filosofia como a Teoria da Relatividade Geral, descoberta pelo cientista alemão, Albert Einstein e o paradoxo de Bootstrap, de viagens no tempo.

A história se passa em uma pequena cidade chamada Winden, na Alemanha, que é transformada após o desaparecimento de uma criança.

Além do suspense emocionante, os episódios da produção são um prato cheio de conhecimento para dar aquela forcinha nas ciências exatas e da natureza no retorno às aulas após o recesso, sem contar a oportunidade de aprender um novo idioma, os personagens da série falam a língua alemã o tempo todo.

3. Stranger Things

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos.

Outra produção de ficção científica ótima para conhecer conceitos da física é a série estadunidense da Netflix Stranger Things. A trama se passa nos anos 80 em uma cidade chamada Hawkings, onde “coisas estranhas”, tradução do inglês stranger things, começam a acontecer e parecem estar ligadas ao laboratório secreto da cidade.

A série de três temporadas se prepara para lançar a quarta em 2022 e é uma ótima oportunidade para aprender conceitos da física quântica como a teoria das cordas, que diz que o universo possui 11 dimensões paralelas.

Essa e outra teoria, chamada buraco de minhoca, um túnel no espaço-tempo que seria utilizado para viajar para outras dimensões, são explicadas pelo Sr. Clarke, professor de ciência dos personagens principais da série na Hawkins Middle School, são conceitos da física apresentados pela série que podem ser usados na sua escola, em uma feira de ciências ou atividade realizada em sala de aula.

5. Black Mirror

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos.

Com certeza você já ouviu falar na expressão “Isso é muito Black Mirror”, porém se você ainda não está por dentro do significado desta frase, o período de recesso escolar pode ser uma excelente oportunidade para assistir os episódios e se atualizar no meme.

A série de ficção britânica apresenta diferentes situações em que as pessoas precisam lidar com a tecnologia em um cenário futurístico e levanta muitos questionamentos sobre os avanços da tecnologia e como isso deve nos afetar em um futuro não muito distante.

Por ser uma distopia – tipo de produção que se passa em um futuro preocupante – que aborda temáticas sociais, você pode aproveitar para usar os episódios na sua redação do Enem ou vestibular, para aplicar conhecimentos de outras áreas e desenvolver o tema proposto.