O ano está, oficialmente, em seus últimos dias. Com isso, o Educa SC está entrando de férias, assim como todas as escolas que acompanhamos com tanto carinho ao longo de 2021. Para relembrar as trajetórias inspiradoras que conhecemos, cheias de desafios superados e objetivos alcançados, fizemos uma retrospectiva das dez matérias mais lidas do último trimestre.

Na imagem, uma família composta por pais e filhos de costas assistindo televisão
A Retrospectiva do Educa SC de 2021 carrega milhares de histórias de pessoas inspiradoras na educação – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Programa Nacional do Livro Didático: como funciona em Santa Catarina?

Com mais de 400 conteúdos publicados, o portal ganhou espaço no coração e na vida de cada pessoa que teve a oportunidade de dar voz à sua própria narrativa. Confira agora os dez conteúdos mais acessados no Educa SC.

1. Novo Ensino Médio: veja o que muda em Santa Catarina

O Novo Ensino Médio (NEM) foi um dos assuntos centrais nas discussões sobre educação no Brasil. Em Santa Catarina, o NEM será aplicado em todas as 711 escolas estaduais a partir de 2022.

A mudança está prevista em lei e tem por objetivo ajudar os estudantes na decisão sobre qual caminho seguir após a conclusão dos estudos. Atualmente, 120 unidades de ensino do estado aplicaram o modelo em formato piloto. Algumas das mudanças na rotina de alunos e professores compreendem o aumento da carga horária, a inserção de disciplinas eletivas e reformas na estrutura escolar.

2. “Eu, professor, faço a diferença”: conheça a trajetória de Simão Abatti

Em outubro, no mês do professor, o Educa SC fez uma série de perfis de cinco profissionais que impactaram de alguma forma as instituições de ensino que lecionam. Um deles foi Simão Abatti.

Com mais de 20 anos de dedicação, comprometimento e amor pelo magistério, seu esforço em transformar o mundo por meio da educação rendeu incontáveis frutos e impacta o dia a dia de todos que contam com a sua presença.

Leia mais: 5 dicas para aprender um novo idioma nas férias

O professor de Matemática e Química da Escola de Educação Básica (EEB) Cecília Vivan, de Salto Veloso, para além dos números e átomos, conversa com os alunos sobre as potencialidades que o conhecimento e dedicação aos estudos pode oferecer, criando neles a coragem para sonhar com um futuro mais amplo e próspero.

3. Canal e portal Educa SC preparam transmissão ao vivo para Maratona Enem

O canal e o portal do Educa SC realizaram a primeira maratona na TV aberta de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ideia era de auxiliar os estudantes por meio de transmissões com conteúdos exclusivos.

Com aulas de professores especializados e resolução de questões de provas anteriores, a maratona tinha como objetivo minimizar os danos causados pela pandemia da Covid-19, levando educação para todo o Estado por meio da TV aberta.

4. 5 cursos gratuitos para quem está em busca de formação profissional

Quem não busca por cursos gratuitos na Internet? O mundo online possui diversas opções em diferentes áreas e especialidades, com fácil acesso e emissão de certificados. Nesta matéria, separamos cinco cursos que você pode se interessar:

  • Curso de Orientação para o Mercado de Trabalho
  • Curso de Edição e Tratamento de Imagens
  • Curso de Introdução a Criação de Sites
  • Curso de Auxiliar de Cozinha
  • Curso de Atendimento ao Cliente

5. Escola de SC ganha concurso nacional com prática de alimentação saudável

A EEB Tenente Ary Rauen, em Mafra, ganhou a quarta edição do Prêmio Nestlé por Crianças mais Saudáveis. O projeto “Celular na mão ou pés no chão? A importância do brincar na infância” foi escolhido entre mais de 2000 escolas inscritas por todo o Brasil.

A escola se destacou entre os dez melhores projetos do concurso, recebendo uma remuneração de R$ 35 mil. O valor será usado para a construção de um parquinho escolar. O programa é uma iniciativa global, que tem como objetivo possibilitar a conscientização e a adoção de uma alimentação equilibrada e da prática de atividades físicas, pilares essenciais para ajudar na promoção da saúde.

6. Bosque de escola em Itá tem mais de 100 espécies nativas

O arboreto da EEB General Liberato Bittencourt, de Itá, no Oeste de Santa Catarina, começou a ser implantado por estudantes no Dia da Árvore, em 21 de setembro de 2001. Quase 20 anos depois, o bosque possui mais de 100 espécies nativas da região do Alto Uruguai, entre elas espécies ameaçadas de extinção.

Leia mais: 5 celebridades que possuem diploma universitário para você se inspirar

O projeto foi uma das primeiras atividades de Educação Ambiental realizada em parceria com o Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Itá, que promove aulas sobre o meio ambiente para a comunidade do entorno do reservatório.

7. “Eu, professor, faço a diferença”: conheça a história do professor Carlos Rutz

O professor Carlos Rutz, da EEB Bom Pastor, em Chapecó, é conhecido por colegas e estudantes pelo seu amor e dedicação ao ofício, que vai além da sala de aula e motiva os alunos a terem esperança em um futuro melhor.

Por sua dedicação na oficina de robótica e astronáutica, Carlos Rutz já participou de diversas competições e acumula premiações.

8. História de Malala vira conteúdo interdisciplinar com projeto de leitura

Um projeto escolar desenvolvido na Escola de Educação Básica (EEB) Araújo Figueiredo, de Urubici, na serra catarinense, incentiva os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental a cultivar o hábito de ler e escrever, através da leitura do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”.

Leia mais: Harry Potter: será que você se identifica com os professores de Hogwarts?

O projeto surgiu no início deste ano letivo, com o retorno das aulas presenciais na escola. Os professores observaram que os alunos apresentavam muitas dificuldades para se adaptarem ao retorno presencial, após um ano de ensino remoto, e decidiram se unir para motivar os estudantes por meio da história inspiradora da ativista Malala Yousafzai.

9. Estação meteorológica: escola adquire equipamento para estudo do clima

A Escola de Educação Básica Tercílio Longo, de Benedito Novo, adquiriu neste ano uma estação meteorológica. O equipamento, instalado no pátio externo da unidade de ensino, permite aos estudantes monitorar as condições climáticas em tempo real através de um aplicativo.

Além disso, o aparelho traz informações que ajudam os alunos a se conectarem com a comunidade local, pois compreendendo o clima têm uma maior consciência de como ocorrem as enchentes e enxurradas comuns na região.

10. Sustentabilidade na escola: como trabalhar esta prática com os alunos?

Trabalhar a sustentabilidade na escola é uma prática importante para a formação de adultos conscientes e conservação do planeta. Foi com esse intuito que a equipe pedagógica da EEB Bernardino Sena Campos, de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, desenvolveu o projeto Educação Alimentar e Nutricional.

O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância do valor nutricional e ambiental dos produtos cultivados em uma horta. Para isso, a escola começou a implantar temperos como salsinha e cebolinha.

Como parte da atividade, os estudantes também aprenderam a fazer uma composteira doméstica. Dessa forma, nada é desperdiçado: com a produção orgânica, o espaço educativo reaproveita os restos de alimentos que sobram do refeitório da escola e passam a usar no cultivo da horta e plantio de árvores.