Saber se comunicar em outro idioma pode abrir portas para grandes oportunidades como o mercado de trabalho internacional. Além disso, conhecer outras culturas pode ser uma experiência enriquecedora.

No entanto, muitas pessoas acreditam que aprender uma nova língua é uma tarefa impossível por falta de tempo para se dedicar aos estudos ou consideram o grau de dificuldade muito alto.

Imagem mostra um garoto fluente em um novo idioma
Aprender um novo idioma pode garantir uma vaga no mercado de trabalho internacional – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

De fato, virar fluente em uma língua estrangeira não é tão simples, precisa de prática e dedicação, mas existem maneiras de aprender um novo idioma sem sofrimento.

O recesso escolar é um período em que os estudantes têm bastante tempo livre e aproveitar parte das férias para se dedicar aos estudos pode trazer resultados incríveis.

Confira cinco dicas que separamos para você colocar em prática durante o recesso e começar o próximo ano fluente em outro idioma:

1. Assista séries estrangeiras

Imagem mostra uma mão segurando um controle remoto apontando para uma TV
Assistir séries estrangeiras disponíveis no catálogo de redes de streaming ajuda a treinar o ouvido para a pronúncia das palavras – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Assistir filmes e séries é uma atividade prazerosa que muitas pessoas deixam para fazer durante as férias e você pode aproveitar esse momento para aprender um novo idioma.

As redes de streaming mais famosas costumam disponibilizar em seu catálogo diversas séries estrangeiras, você pode escolher uma de sua preferência e configurar as opções para assistir com o idioma original e legendas em português.

Essa estratégia é excelente para se acostumar com a pronúncia das palavras do idioma que você deseja aprender e treinar o seu ouvido para identifica-las.

2. Ouça músicas e podcasts

Imagem mostra uma garota ouvindo música
Ouvir músicas e podcasts ajuda a treinar a audição – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Escutar músicas e podcasts na língua que você deseja aprender também é um ótimo exercício para treinar a audição. Você pode ouvir músicas e podcasts gratuitamente em serviços de streaming como Spotify, Soundcloud, Deezer, YouTube e Amazon Music.

Leia mais: 4 dicas para os professores aproveitarem as férias escolares

3. Use a tecnologia ao seu favor

Imagem mostra um garoto segurando um controle de video-game jogando um jogo online
Jogos online ajudam no processo de aprendizagem de um novo idioma – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

A tecnologia é a maior aliada no processo de ensino e de aprendizagem. O uso do digital pode facilitar muito a sua vida na hora de aprender um novo idioma. Você pode usar a tecnologia ao seu favor para se tornar bilíngue jogando jogos online, por exemplo.

Em alguns games você consegue se conectar com pessoas do mundo inteiro e fazer amizade com pessoas de outros países é uma ótima oportunidade para exercitar a sua comunicação oral e escrita.

Além disso, na internet você pode encontrar alguns aplicativos específicos de ensino de idioma gratuitos. Essas plataformas oferecem exercícios diários para fixar o conhecimento e são uma excelente opção para aprender um novo idioma de maneira descontraída.

4. Leia jornais

Imagem mostra uma mão segurando um celular e a outra segurando uma xícara de café
Ler matérias de jornais de outros países é uma forma de aprender um novo idioma e se manter informado – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Treinar o ouvido e exercitar a fala são imprescindíveis para se tornar fluente em um novo idioma, porém praticar a leitura também é indispensável.

Ler notícias e reportagens de jornais de outros países pode ser uma excelente forma de aprimorar essa habilidade.

Além de aumentar o vocabulário, você ainda se mantém informado sobre tudo o que acontece em outras partes do mundo e pode ter uma dimensão sobre como é a realidade de quem vive nesses lugares.

Leia mais: 5 celebridades que possuem diploma universitário para você se inspirar

5. Faça anotações

Imagem mostra uma mão segurando uma caneta fazendo anotações em um caderno
Fazer anotações é essencial para fixar o conteúdo aprendido – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Colocar em prática o que você aprendeu é essencial para fixar o conhecimento, dessa forma apenas ler um conteúdo em outro idioma pode não ser o suficiente para memoriza-lo, por isso, fazer anotações sobre o que você aprendeu pode ajudar no processo de aprendizagem.

O ideal é que você tenha sempre um caderno ou um bloco de anotações por perto para fazer o registro de qualquer palavra ou informação nova que você aprender. Essa estratégia é fundamental para que você não perca o conteúdo aprendido.