Se você está em busca de cursos gratuitos, a internet pode ser um bom espaço para esta procura. Com opções em diversas áreas e com emissão de certificado, está cada vez mais fácil ter acesso a diferentes formações neste universo on-line.

Para ajudar você, separamos uma lista com cinco cursos gratuitos para quem está em busca de formação profissional. Veja se você se interessa por algo:

Na imagem, um jovem sentado na frente do computador, com fones no ouvido e acompanhando cursos gratuitos
Na internet, é possível encontrar diferentes tipos de cursos gratuitos para diversos níveis profissionais – Foto: iStock/Educa SC

1. Curso de Orientação para o Mercado de Trabalho

Nem sempre é simples e fácil ingressar no mercado de trabalho, principalmente quando se tem zero conhecimento e experiência profissional. Mas como para tudo se dá um jeito, o site UaiTec oferece um curso gratuito bem bacana de Orientação para o Mercado de Trabalho que propõe mostrar a importância do desenvolvimento de habilidades e competências que serão necessários não apenas neste começo, mas para toda a carreira profissional.

Duração: 25 horas com emissão de certificado.

2. Curso de Edição e Tratamento de Imagens

É hora de colocar a mão na massa e vamos por aquilo que sempre atrai: o visual. Em um mundo cada vez mais cheio de telas em que a imagem é sempre importante, que tal aprender a produzir e editar fotos? A dica que a gente apresenta é o curso gratuito de Edição e Tratamento de Imagens do site Tim Tec, uma plataforma que oferece vários cursos de tecnologia para iniciantes ou experientes.

O curso vai de design para web até fotografias e desenvolvimento de jogos. Ele começa com algumas explicações teóricas, mas as videoaulas são curtas, então, passa rápido e logo você começa a parte prática. No site é possível encontrar outras opções de cursos, todos com garantia de certificado.

Duração: 40 horas com emissão de certificado.

3. Curso de Introdução a Criação de Sites

Outro curso da plataforma Tim Tec na nossa lista vai ensinar você a fazer um site do jeito que quiser. Sabemos que a era é das redes sociais, mas para a maioria das empresas ainda é importante ter um site, então, tem bastante mercado.

“Ah, mas tem vários sites que vêm praticamente pronto”. Verdade, porém, como o próprio professor do curso diz “você pode ir na padaria e comprar um dos bolos que têm no balcão, ou pode saber o que fazer com cada ingrediente e montar seu próprio bolo do jeito que você gosta”.

É mais ou menos assim que o curso gratuito de Introdução à criação de sites funciona, guiando você pelos primeiros passos para entender como fazer um site e deixá-lo a sua cara.

Duração: 40 horas com emissão de certificado.

4. Curso de Auxiliar de Cozinha

Todo mundo gosta de comer, mas o que muitos não sabem é que cozinhar pode ser tão gostoso quanto. Por isso temos uma dica de curso para quem quer aprender o básico do que fazer em uma cozinha profissional. O curso gratuito de Auxiliar de Cozinha do site mineiro UaiTec vai ensinar os primeiros passos da área, como higienizar e cortar alimentos e fazer pratos simples, mas também vai te ajudar a saber as principais regras e como se comportar no ambiente de trabalho.

Duração: 20 horas com emissão de certificado.

5. Curso de Atendimento ao Cliente

Uma área que sempre pode abrir portas é a de Atendimento ao Cliente, por isso escolhemos este curso gratuito oferecido pela plataforma do Sebrae. Assim como o exemplo do restaurante, o setor de serviços e vendas é um que nunca está em baixa e sempre cresce muito no verão catarinense.

No curso do Sebrae você vai aprender sobre como se comportar, conquistar e fidelizar clientes, e outros detalhes que podem ajudar em qualquer área que você escolher.

Duração: 8 horas com emissão de certificado.

Quer ser Jovem Aprendiz?

Queremos ajudar você neste caminho com sugestões de sites que oferecem vagas de Jovem Aprendiz, que tal?! Aqui, você vai encontrar locais com oportunidades para o seu primeiro emprego no mercado de trabalho.