Todo o mundo mágico cinematográfico de Harry Potter completou 20 anos em 2021. A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts não se tornou a mais famosa de todos os tempos à toa: o local onde dos principais acontecimentos incrível dos bruxinhos alcançou a fama por vários motivos, entre eles, os professores.

Hogwarts Harry Potter
Hogwarts foi o lar de Harry Potter e de vários professores impactantes – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Retrospectiva 2021: 5 acontecimentos em ano de pandemia que marcaram a educação

A maioria dos educadores possuem histórias fantásticas que transformaram eles em verdadeiras lendas do mundo mágico. Desde treinar os mais poderosos bruxos de todos os tempos, até enfrentar as mais horríveis e tenebrosas criaturas, os professores de Hogwarts já vivenciaram muitos momentos que fazem jus aos seus nomes.

Em homenagem aos 20 anos da franquia, separamos quatro professores queridinhos do mundo de Harry Potter para você conhecer melhor. Será que algum deles tem características de professores que já passaram por sua vida? Vamos descobrir!

1. Alastor Moody

Alastor “Olho-Tonto” Moody é um dos mais famosos Aurores – responsáveis pela captura de criminosos e bruxos das trevas – dos tempos modernos. Por conta disso e por sua fama de nunca ter matado um alvo ao menos se não tivesse outra escolha, ele é um dos mais honrosos professores de Hogwarts.

Com suas várias cicatrizes e seu olho mágico capaz de girar 360 graus, ele é conhecido na escola por ser bastante rígido, sempre esperando o melhor de seus alunos. Por conta desses fatos, às vezes, ele pode ser um pouco mal interpretado em suas intenções.

Mas no final das contas, ele sempre procura proteger e alavancar seus estudantes para a glória.

2. Alvo Dumbledore

Alvo Percival Wulfric Brian Dumbledore é, sem sombra de dúvidas, o mais famoso e poderoso bruxo dos últimos tempos. Quando Harry entrou em Hogwarts, ele já era o diretor da Instituição. Porém, antes disso, ele era professor de Transfiguração.

Leia mais: 6 séries imperdíveis com protagonismo negro

Alvo tornou-se muito conhecido no mundo bruxo quando derrotou seu antigo amigo, o Feiticeiro Grindelwald – um Voldemort muito mais poderoso. Descobriu também as 12 utilidade do sangue de dragão.

Dumbledore é aquele tipo de professor que não tem medo de desafiar seus alunos, desde que a experiência torne-os mais fortes. Em sua trajetória, principalmente com Harry Potter, o diretor acreditava no potencial de cada um para atingir excelência.

3. Minerva Mcgonagall

Minerva Ross McGonagall é uma das professoras mais queridas pelos leitores e telespectadores da saga Harry Potter. Depois de estudar em Hogwarts, ela voltou à Instituição como professora de Transfiguração e diretora da cada Grifinória.

Com a morte de Dumbledore e a derrota de Voldemort, Minerva se tornou diretora de Hogwarts. Ela também é uma animaga, tomando a forma de um gato cinzento malhado com marcas dos seus óculos em torno dos olhos.

McGonagall sempre se sacrificou pelos seus alunos. Apesar de ser um pouco “fria” em suas relações pessoais, nunca poupou esforços para dar o seu melhor para proteger cada estudante que passou por sua sala de aula.

4. Severo Snape

A história de Severo Snape foi uma das maiores reviravoltas de todos os tempos na literatura. Desde o começo da saga, acreditava-se que o professor de poções era malvado e que sempre detestou seus alunos. Posteriormente se juntou ao Lorde das Trevas, Voldemort, e matou Dumbledore.

Mas ninguém esperava que tudo isso fosse por um motivo: um plano maior de cuidar de Harry, filho de sua amada Lily Potter. Apesar de absurdamente rígido e até ruim com seus alunos, Snape sempre esperava a perfeição e um dos seus maiores objetivos era proteger seus alunos – mesmo que fosse a longo prazo.

Um dos mais nobres e corajosos professores que já pisaram em Hogwarts. Inclusive, o filho do Harry recebeu seu nome em homenagem a tudo que Snape fez por Potter em seus anos em Hogwarts.