O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando, e com ele vem um frio na barriga por ter que colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, não é mesmo?! Mas fica tranquilo que estamos aqui para te auxiliar na redação — considerada uma das principais etapas pela banca da avaliação.
Leia mais: Escola de Palhoça realiza ação para debater a diversidade
A redação do Enem é vista como um dos principais critérios para conseguir uma boa nota final no exame, isso porque a média do seu peso é de 900, enquanto o de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias possuem o peso de 800, e Matemática e suas Tecnologias 650.
A maioria dos estudantes se preocupam com o que fazer para tirar a nota máxima na redação, mas esquecem de se atentarem ao que não pode ser feito de forma alguma, por correr o risco de ter o texto anulado.
E por isso, a seguir serão apresentados sete erros que podem zerar a sua redação no Enem:
1. Fugir do tema
É normal enquanto estamos escrevendo nos deixarmos levar. Porém, na hora de escrever a redação do Enem, isso não pode ocorrer. Você deve estar muito atento ao tema proposto, pois fugir dele pode zerar a redação.
Para que isso não aconteça, leia com atenção os textos motivadores e grife os principais tópicos. Após isso, anote os sinônimos que vierem à mente das palavras grifadas. Com isso, você vai conseguir ter mais vocabulário ao escrever.
Ressaltamos também a importância de fazer um rascunho antes de entregar a versão final da sua redação, visto que você vai conseguir ler e ajustar as ideias, fazendo com que elas se encaixem no tema proposto pela banca da redação.
2. Não fazer um texto dissertativo-argumentativo
Uma das exigências da redação do Enem é que a escrita esteja enquadrada na estrutura dissertativa-argumentativa, que seria um texto onde sejam apresentados argumentos que defendam essa tese e uma conclusão das ideias. Ou seja, esse formato é dividido em três partes, são elas: introdução, desenvolvimento e conclusão.
A conclusão da redação do Enem não é como todas as outras provas tradicionais, pois nela, você precisa realizar uma síntese dos argumentos e escrever uma proposta de intervenção.
3. Redação em branco ou com poucas linhas
Caso a redação seja entregue em branco ou com menos de sete linhas, ela instantaneamente terá a nota zerada.
Essa é uma pauta constante e desafiadora para os estudantes que não conseguem administrar o tempo da prova de forma benéfica. E por isso, aconselhamos que os alunos façam a redação primeiro, e após as questões da prova, devido ao seu nível de complexidade.
4. Plagiar os textos de apoio
No Enem, os textos estão ali para motivar a escrita dos estudantes, com o intuito de reunir as principais informações sobre o tema proposto. Porém, eles não podem ser copiados, pois isso seria plágio.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) considera que o participante copiou o texto a partir do momento que ele:
- Usa três ou mais palavras iguais aos textos motivadores ou das próprias questões;
- Modifica apenas o singular, plural ou o tempo verbal dos textos motivadores;
- Copia frases inteiras, adicionando algumas palavras ou invertendo a ordem das mesmas.
Escrever um texto que seja ilegível
É necessário tomar muito cuidado com a escrita, estética e organização da grafia na hora da redação, pois caso o texto fique difícil de ler, será zerado pela banca.
E para que isso não aconteça, reserve um tempo considerável para a realização do texto, sem pressa.
Assinar a redação
É proibido assinar a redação como forma de identificação do texto. Caso isso ocorra, será mais um motivo para a anulação da mesma.
Desenhar no texto
E por último, mas não menos importante, as redações que tiverem desenhos propositais ou sinais gráficos ganham nota zero.