Enem 2023: candidatos poderão contar com recursos de acessibilidade

Ao todo, serão disponibilizados 16 mecanismos de inclusão durante prova do Enem; confira

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Esse exame representa um dos principais caminhos para ingressar nas faculdades brasileiras, e por isso, é crucial que todos os estudantes tenham acesso a ele. E para isso acontecer, haverá recursos de acessibilidade para a realização das provas, tais como prova em braile, guia-intérprete, tempo adicional e mobiliário acessível.

Prova em braile- um dos recursos disponibilizados para o Enem- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Escola de Bombinhas une educação e turismo em curso integrado ao Ensino Médio

Aos estudantes que precisam ter acesso aos recursos de acessibilidade é imprescindível que tenham solicitado durante a inscrição do Enem. Os meios são voltados para auxiliar os alunos que possuem baixa visão, cegueira, déficit de atenção, deficiência física, deficiência intelectual, deficiência auditiva, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira, transtorno do espectro autista e visão monocular, além de gestantes e lactantes.

Como opções de editais, serão oferecidas as provas em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e videoprova em Libras (vídeo com a tradução de itens em Libras). Haverá ainda a prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura e auxílio para transcrição.

Já no caso das lactantes, a participante deverá levar, nos dois dias de prova, um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança.

 

Entenda a importância da acessibilidade no Enem

Desde a sua criação, em 1998, o Enem percorreu um longo caminho de mudanças para tornar o exame mais igualitário, acessível, inclusivo e garantir que todos tenham acesso. E foi após 2 anos da instauração da prova que surgiram as acessibilidades citadas acima.

Por ser um meio de acesso para os jovens ingressarem na faculdade, o Enem precisa ter a inclusão como base, pois só em 2020 houveram 47 mil pedidos para o atendimento especializado durante os exames, sendo essa uma questão fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária.

Reforçamos que um sistema educacional que preza pela acessibilidade de todos, possibilita a esses estudantes a verdadeira aprendizagem, independente da especificidade de cada um.

Confira mais Notícias