Escola de Palhoça realiza ação para debater a diversidade

A semana da Diversidade envolveu estudantes do Ensino Fundamental e Médio para explorar as diferentes formas de discriminação e preconceitos

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Uma semana inteirinha dedicada ao debate da diversidade. Foi assim que os estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) José Maria Cardoso da Veiga, em Palhoça, puderam aprender sobre as diferenças. A Semana da Diversidade aconteceu entre os dias 11 e 15 de setembro e reuniu os estudantes para um debate sobre prevenção a todas as formas de violências e o respeito à diversidade dentro do espaço escolar.

Orientadora Educacional Juliana Lamas Souza iniciando a mesa redonda sobre preconceito sexual na Semana da Diversidade- Foto: EEB José Maria Cardoso da Veiga/Divulgação/Educa SC

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A ação foi organizada pela orientadora educacional Juliana Lamas Souza, com auxílio de estudantes do Ensino Médio e Fundamental, e membros do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE).

“A escola é um espaço muito diverso, no entanto, nem sempre essa diversidade é respeitada. Compreendemos como prioridade o trabalho de prevenção a todas as formas de violências e o respeito à diversidade dentro do espaço escolar. Para isso o foco deve ser as ações discriminatórias que levam aos conflitos, xingamentos, intimidações e humilhações”, explica a orientadora educacional Juliana Lamas Souza.

De acordo com a orientadora, é essencial que a escola trabalhe os tipos de preconceitos que, na maioria das vezes, resultam em ações discriminatórias e ameaçadoras – podendo resultar em violência física ou verbal.

Para aproximar os estudantes do tema diversidade, as 21 turmas envolvidas no projeto estudaram a fundo o assunto, por meio de debates, mesas redondas e produção de materiais para divulgação na escola e também nas redes sociais.

A ação abordou cinco tipos de preconceitos: étnico racial; religioso; sexual; com PcD’s; e estético. Ao final do evento, todos os estudantes receberam um folder explicativo sobre cada uma das discriminações.

A temática escolhida para o primeiro dia do evento foi o “Preconceito Étnico Racial“, quando os estudantes puderam discutir sobre os tipos de racismo – institucional, estrutural, recreativo, individual, ambiental, religioso etc.

Para a realização do debate em sala de aula foram selecionadas cinco perguntas e citações da filósofa Djamila Ribeiro, diferentes para cada turma. Os alunos debateram ainda a invisibilidade de autores negros e foram levados a identificar atitudes racistas presentes no dia a dia, assim como refletir sobre comportamentos que podem auxiliar no combate ao racismo.

Mesa redonda sobre Preconceito Étnico Racial- Foto: EEB José Maria Cardoso da Veiga/Divulgação/Educa SC

No segundo dia do evento, a temática trabalhada foi o Preconceito Religioso. Cada turma recebeu uma matéria/notícia/reportagem diferente sobre preconceito religioso e mais quatro perguntas para serem debatidas em sala com a sua turma.

Na aula seguinte, momento em que ocorria o debate, o representante de cada turma, além de responder as perguntas conforme a discussão da turma, fazia um breve relato da notícia lida pela turma, dessa forma todos os estudantes tinham acesso aos materiais (notícias atuais).

Os estudantes foram levados a conhecer a diversidade religiosa, identificar intolerância religiosa no dia a dia e refletir sobre a importância do respeito para o fim da discriminação.

“A Semana da Diversidade foi um ótimo momento na escola onde nós tivemos a oportunidade de conversar, debater e aprender sobre os diferentes tipos de preconceito, bem como toda essa gama de diversidade que temos no nosso país e no mundo! É essencial em nossa sociedade que tenhamos acesso a esse tipo de conhecimento de forma acessível, para estarmos evoluindo todo dia e combatendo todo tipo de preconceito”, diz Willian Welter, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

O terceiro dia do evento trouxe a discussão sobre preconceito sexual. Cada turma recebeu cinco perguntas iguais e um depoimento diferente trazendo um relato de LGBTfobia. Além do preconceito relacionado à orientação sexual, os depoimentos também abordaram a discriminação relacionada à identidade de gênero.

A mesa redonda foi importante pois possibilitou uma conversa sobre a relevância da educação sexual no espaço escolar e o tabu sobre o assunto, ainda é muito presente em nossa sociedade. Os alunos foram informados sobre a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero e levados também, a identificar comportamentos preconceituosos e considerar mudanças necessárias.

“Foi simplesmente um dos melhores, se não o melhor evento que esta escola nos proporcionou. Foi incrível em todos os detalhes possíveis, seja nos argumentos usados, a forma com que cada um expressou seu modo de pensar, diálogos amistosos, e um ótimo compartilhamento de ideias. Foi maravilhoso fazer parte deste evento”, destaca a aluna Agatha Oliveira (nome social), do 1º ano do Ensino Médio.

No encerramento da Semana da Diversidade teve música sobre preconceito, composta pela aluna Laura dos Passos – Foto: EEB José Maria Cardoso da Veiga/Divulgação/Educa SC

Preconceito relacionado a pessoas com deficiência foi a temática debatida no quarto dia do evento. As turmas receberam quatro perguntas e uma reportagem atual que aborda o preconceito com pessoas com deficiência em nossa sociedade para discussão em sala.

Durante a mesa redonda, além de responder as perguntas debatidas em sala, os representantes de turma também comentaram as reportagens recebidas para que as outras turmas também tivessem acesso às informações.

O debate abordou atitudes e comportamentos capacitistas, assim como as barreiras que dificultam o acesso às pessoas com deficiência, sejam elas atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, instrumentais ou pedagógicas.

E para encerrar a Semana da Diversidade, no último dia da ação, o debate foi sobre preconceito estético e suas consequências. Para o debate e mesa redonda sobre preconceito estético, os estudantes foram levados a refletir sobre o “padrão de beleza” ao longo da história.

Cada turma recebeu cinco perguntas e um texto diferente abordando como era o “padrão de beleza” de determinado período histórico, levando a reflexão de como esse modelo vem sendo modificado ao longo dos anos.

Na contextualização desse debate foi discutido o papel da mídia e das redes sociais na reprodução desses padrões e como a busca pela estética “perfeita”, muitas vezes inalcançáveis, podem levar a sérios problemas como bulimia, anorexia, vigorexia e transtornos alimentares. Os alunos puderam refletir sobre atitudes individuais e coletivas que podem contribuir para a quebra desses padrões.

“Durante a semana da diversidade, eu percebi o quanto os estudantes e professores tinham questões parecidas com as minhas, e foi incrível participar dessa semana e ver também como alguns alunos realmente pareciam interessados no que tínhamos a dizer, tudo foi muito bom”, conta Ana Beatriz da Silva, aluna do 3º ano do Ensino Médio.

Clique aqui e confira a apresentação completa do projeto sobre a Semana da Diversidade.

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