Método Pomodoro: saiba como aplicar a técnica na hora de estudar

O Método Pomodoro tem como principal objetivo ajudar os estudantes a se concentrarem nos estudos

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

O Método Pomodoro é uma técnica inventada nos anos 90, pelo italiano Francisco Cirillo. Você pode utilizá-la para estudar pro Enem, ou até mesmo na sua rotina de estudos durante todo o ano escolar. O método é para todos que sentem a necessidade de pausas na hora de sentar para estudar, seja pela distração externa e interna ou pelo cansaço que a matéria pode trazer.

Estudante com despertador aplicando o Método Pomodoro nos estudos- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Estudantes de Santa Cecília são premiados com projeto de combate ao bullying

Sabemos que no século atual, são tantas informações que fica difícil se concentrar em uma só atividade, enquanto o corpo está ali, a mente divaga por outros lugares sem nem que percebamos instantaneamente. E por isso a necessidade de aplicar o método Pomodoro, para te ajudar a ter uma maior concentração em tempo determinado de estudo.

Com isso, você vai conseguir assimilar melhor o conteúdo de forma tranquila, e sem ficar com aquele sentimento de ansiedade que é gerado quando não estamos conseguindo estudar conforme as expectativas, que acaba por gerar um acúmulo, tanto de matéria, quanto de estresse.

 

Entenda como funciona o método Pomodoro

Para aplicar a técnica, você precisa de um timer ou mesmo o despertador do seu celular e de um bloco de notas para anotar o que precisa ser estudado e as atividades para realizar. Indicamos para os estudantes que estão prestes a realizar o Enem que separem os dias de estudos por matérias: um dia biologia, outro história, e por aí vai.

Ao iniciar os estudos, você coloca o despertador para 25 minutos após o horário atual, exemplo: iniciou a leitura 10h, o despertador deverá tocar 10h25. Feito isso, você dá uma pausa de 5 minutos para retomar os estudos, assim sucessivamente até que você conclua duas horas. Em seguida, você pode descansar a sua mente por 30 minutos.

Durante o tempo de descanso, é indicado que você não faça nada que requeira muito esforço mental. Caso contrário, a sua mente não irá se reorganizar e integrar de fato o que você aprendeu.

Ah, e não existe uma recomendação de tempo para os estudos e realização dos ciclos de pausas, isso vai depender do tempo de cada pessoa.

 

E quais os benefícios do método Pomodoro?

São muitos os benefícios do método Pomodoro, principalmente para os estudos. Redução da ansiedade, aumento do foco e da concentração nas tarefas, são algumas das vantagens que a técnica proporciona.

Após alguns dias de estudo utilizando a metodologia, é bem provável que você já note os avanços na capacidade de aprender e descobrir também quanto tempo você leva para realizar cada tipo de tarefa de matérias específicas.

Além desses pontos, você vai conseguir observar e compreender melhor quais são os motivos que mais te distraem enquanto estuda.

 

Conheça outros métodos para melhor concentração nos estudos

Tudo nessa vida é sobre testar para ver se vai dar certo, né? E por isso, caso o método Pomodoro não se encaixe para você, listamos algumas outras técnicas que podem ser exploradas:

  • Fichamento: ao ler um texto, você pode ir anotando de forma resumida as principais ideias do conteúdo, como um resumo mesmo. Essa técnica vai te ajudar a compreender e anexar melhor o assunto, e também servirá para consultas posteriores;
  • Mapa mental: nesse procedimento, o estudante transforma o que foi estudado em um mapeamento de ideias, partindo de um ponto principal e vai relacionando esse ponto com outros tópicos;
  • Prática distribuída: o estudante pode distribuir o tempo de estudo ao longo do dia. Se o seu planejamento consiste em estudar durante 3 horas do seu dia, você pode estudar uma hora pela manhã, uma hora pela tarde e uma hora pela noite. Essa é uma metodologia para utilizar em disciplinas que são mais cansativas, ou para os alunos que não têm muito tempo livre.
  • Técnica Feynman: este método defende a ideia que, para explicar qualquer assunto, é preciso entendê-lo. Ela é dividida em quatro passos, são eles:

1) Escrever tudo o que sabe sobre algum tema.

2) Tentar explicá-lo em voz alta.

3) Observar para conseguir identificar os tópicos que você não conseguiu explicar de forma clara.

4) Rever esses tópicos com base na leitura para conseguir explicar de forma segura quantas vezes achar necessário;

 

Confira mais Notícias