10 filmes que vão te ajudar a estudar para o Enem

Estudar comendo pipoca e no conforto de casa pode render uma boa fixação além da sala de aula

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Engana-se quem pensa que a única forma de estudar para o Enem é através de livros e apostilas. O estudo também é possível por meio do entretenimento que trate de assuntos relevantes e relacionados à prova do Enem.

Jovem assistindo filme no conforto de casa- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Professor de educação física ajuda menino com paralisia cerebral a andar

São filmes que podem te auxiliar na hora de estudar de forma mais dinâmica para o exame. Por meio deles, é possível entender a História do Brasil, dentro do contexto sociopolítico, econômico e cultural de diferentes épocas que podem vir a cair na prova.

Essa é uma ótima opção para aqueles dias em que a sua mente estiver cansada e sem conseguir absorver os conteúdos extensos. Dessa forma, você irá aprender se divertindo e por meio de um formato totalmente descontraído.

 

Qual é a importância de assistir filmes para o Enem?

Além das matérias que você está acostumado a estudar, é crucial buscar por repertório também. Já que a prova e a redação do Enem sempre trazem questões sociais, culturais ou ambientais. E por meio das produções audiovisuais esses temas estão presentes em grande escala.

Será um diferencial o estudante demonstrar que tem repertório sociocultural, com os seus conhecimentos adquiridos por meio de séries, filmes, jornais, pesquisas, matérias, e muito mais.

As chances de mandar bem na prova crescem a cada vez que você domina assuntos diversos, momentos históricos do Brasil e do mundo e temáticas sociais e culturais.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 filmes para te ajudar na hora dos estudos para o Enem.

  • Bacurau (2019)

Bacurau é um filme brasileiro que teve seu lançamento em 2019, se destacando pelo Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

Essa é uma produção que retrata o sertão do Nordeste, com críticas, discussões sociais e de classes, tais como a violência, miséria, crise da água e do meio ambiente.

Todos esses pontos abordados são de grande importância para a sociedade e, por isso, considere que eles podem aparecer em alguma questão da prova, ou até mesmo como tema na redação.

Onde assistir: GloboPlay

Faixa etária: 16 anos.

  • O milagre na cela 7 (2019)

Esse é um filme que trata da vivência de pessoas com deficiência, contando a história de um homem com deficiência mental que foi acusado injustamente por um crime que não cometeu.

Sendo uma trama totalmente emocionante e intrigante do começo ao fim, O milagre na cela 7 proporciona reflexões sobre a educação prisional e inclusão das pessoas com deficiências.

Onde assistir: Netflix

Faixa etária: 14 anos.

  • O que é isso, companheiro? (1997)

Em dezembro de 1968, o Brasil teve o seu auge na Ditadura Militar após a decretação do Al-5, que provocou uma radical censura à imprensa, assim como a perda dos direitos civis do cidadão brasileiro.

O filme O que é isso, companheiro? conta a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick em 1969, por integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro e da Ação Libertadora Nacional, que lutavam pelo fim da Ditadura Militar no país.

Onde assistir: YouTube e Prime Vídeo

Faixa etária: 14 anos.

  • Xingu (2011)

Essa é uma história real baseada nos irmãos Villas-Bôas, o filme narra o movimento ‘’Marcha para o Oeste’’, criado pelo presidente Getúlio Vargas, a fim de conquistar uma região do País que até então não tinha sido explorada.

Porém, na área já havia diversas etnias indígenas. Com isso, os irmãos entram em contato com as aldeias indígenas, ajudando-os a defender a cultura local e criando o Parque Nacional do Xingu.

Onde assistir: Globoplay e Telecine Play

Faixa etária: 12 anos.

  • Olga (2004)

O filme é considerado uma das grandes produções do cinema nacional, tanto é que recebeu vários prêmios em diferentes festivais de cinema. Essa história é baseada em fatos reais, retratando a vida de Olga Benário desde a sua adolescência em Munique.

Apresentando o romance da protagonista com o líder comunista Luís Carlos Prestes, até o nascimento de sua filha Anita Prestes e a sua morte durante o regime nazista de Hitler.

Onde assistir: YouTube e no Now

Faixa etária: 14 anos.

  • Getúlio (2014)

Getúlio foi uma das figuras brasileiras mais controversas, e por isso o filme relata as intrigas da Presidência da República e as entranhas do poder nos últimos 19 dias de vida do presidente.

Mostrando assim as tramas nos bastidores que teve o intuito da renúncia do mesmo. Além disso, essa é uma produção que introduz o contexto político nacional e a história da época.

Onde assistir: YouTube e Netflix

Faixa etária: 14 anos.

  • Guerra dos Canudos (1996)

A Guerra de Canudos possui a narrativa real de uma guerra que marcou a História do Brasil entre novembro de 1986 e outubro de 1987. Esse foi um conflito que envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste e militares da República, que tinha acabado de ser proclamada e em seguida decidiu enviar militares para destruí-la.

O protagonista do filme, Antônio Conselheiro, leva os trabalhadores rurais à luta contra as regras da opressão no final do século 19.

Onde assistir: YouTube

Faixa etária: 14 anos.

  • Capitães de Areia (2011)

Esse filme é baseado no livro do escritor baiano Jorge Amado, trazendo uma denúncia sensível sobre os problemas sociais que estão presentes no nosso país até hoje.

Capitães de Areia reúne crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos de idade, conhecidos como capitães, que vivem em um armazém abandonado no cais do porto de Salvador, vítimas de um sistema de violência que envolve o abandono e a miséria.

Onde assistir: Vimeo

Faixa etária: 16 anos.

  • Que Horas Ela Volta? (2015)

Retratando a dinâmica de uma relação em meados do século 21, o filme aborda a desigualdade social no Brasil na relação entre a empregada doméstica nordestina e os seus patrões paulistanos.

Dentro do filme a nordestina passa a acessar lugares que antes eram apenas da classe média e alta, como a universidade. Começando assim a participar ativamente da vida social brasileira.

Onde assistir: YouTube, Globoplay e Telecine Play

Faixa etária: 12 anos.

  • Central do Brasil (1999)

O filme recebeu prêmios do Festival de Berlim e também foi indicado ao Oscar em 1999. Com uma narrativa ficcional e emocionante, Central do Brasil retrata a migração dos nordestinos para os centros urbanos.

Dora, conhecida como a principal personagem do filme, trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, quando decide ajudar um menino a encontrar o pai que nunca conheceu após a sua mãe ser atropelada no interior do Nordeste.

Onde assistir: TelecinePlay

Faixa etária: 12 anos.

 

Essas foram as nossas sugestões de filmes que podem te ajudar a se preparar para a prova do Enem!

Confira mais Notícias