Enem 2023: veja os assuntos da atualidade que podem cair no exame

Da guerra ao calor, os eventos que atingiram o Brasil podem ser questões de prova do Enem 2023

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Sabemos que para realizar qualquer tipo de prova, é preciso estar por dentro dos assuntos que mais se destacaram ao decorrer do ano. Mas com tantas matérias para estudar, onde encaixar tempo para ler as notícias diariamente?

Estudante realizando prova do Enem- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Em Treviso, professor utiliza música para ensinar física aos alunos

Foi pensando nisso, que separamos os assuntos da atualidade do Brasil e do mundo que podem ser cobrados em alguma questão do Enem de 2023, ou até mesmo como tema de redação.

Explorar temas políticos, socias, econômicos e ambientais do Brasil e do mundo vai te ajudar a compreender suas causas e seus impactos, além de auxiliar na formação de uma análise crítica – muito importante para a realização da prova.

 

Fique por dentro dos assuntos da atualizade

 

 

  • Os Yanomamis e o garimpo ilegal

As questões sobre os povos indígenas aparecem com frequência no Enem. Por exemplo, no ano de 2021, houve perguntas sobre o assunto. E no ano de 2022, o tema da redação foi ‘’Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

Uma vez que nos últimos anos o garimpo ilegal nas terras dos Yanomamis chegou a um nível extremo, em 2013, uma legislação promulgada facilitou a extração ilegal de ouro no país.

 

 

  • Israel e Palestina

Esse é um conflito que existe desde 1940, e ainda persiste em dias atuais e já esteve como questão na prova do Enem. A causa é a proposta do governo que limita a autoridade da Suprema Corte, que é uma instituição considerada fundamental para a democracia israelense.

 

 

  • Guerra na Ucrânia

A guerra iniciou em fevereiro de 2022 e se estende até hoje. O conflito pode ser cobrado na prova do Enem deste ano. O começo do combate foi dado pelo Presidente que comanda a Rússia desde 1999, Vladimir Putin. Os motivos tem base em interesses territoriais, culturais e econômicos da Rússia com a Ucrânia.

 

  • Mudanças climáticas

Os assuntos mais recorrentes no Enem envolvem as questões ambientais, com o foco no aquecimento global que estamos enfrentando. Dentro dessas mudanças climáticas podemos destacar as grandes chuvas que ocorreram no RS, a onda de calor que atingiu mais de dez estados do Brasil, a seca na Amazônia e o terremoto no Marrocos.

 

 

  • Inteligência artificial

Após a popularização do ChatGPT, lançado em 2022, o assunto da inteligência artificial (IA) está em alta e já apareceu na prova do Enem de 2019 e 2020. Esse é um campo que vem crescendo cada vez mais, seja para lazer ou até mesmo para trabalho. No entanto, os limites para os usos da IA estão sendo discutidos, e por isso pode ser um assunto presente no exame.

 

 

  • Novo Ensino Médio

Aprovado em 2017, o Novo Ensino Médio só entrou em vigor em 2022. Levantando várias críticas dos movimentos sociais perante a educação, alunos e professores apontam que esse novo modelo foi implementado sem discussão e sem o devido preparo dos envolvidos.

Entre as principais críticas, destacamos: falta de qualificação dos docentes, falta de infraestrutura para os projetos, superficialidade dos novos itinerários, redução da carga horária de disciplinas básicas, entre outros pontos.

 

 

  • Pandemia e Covid-19

Na última aplicação do Enem, havia duas questões acerca do Covid-19. Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde declarou o fim da emergência de saúde pública com relação à doença.

Mas, a nova variante do Covid-19, Arcturus, surgiu na Índia no início do ano, e já se alastrou por 6 países, incluindo o Brasil. Por esse motivo, o assunto ainda está em alta e pode virar questão da prova.

 

 

  • Assembleia Geral da ONU

Esse ano aconteceu a 78ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que contou com a maior participação de presidentes -foram 88, no total. O responsável pela abertura do evento foi o Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. As principais pautas abordadas foram sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

 

  • Tratamento contra o câncer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possibilitou o ensaio clínico no Brasil com um medicamento que utiliza células geneticamente modificadas, também chamadas de células CAR-T. Essa iniciativa pode proporcionar um grande avanço no tratamento do câncer no sangue e o assunto pode ser abordado no Enem de 2023.

 

 

  • Eleições de 2022

As eleições de 2022 são um tema crucial para a prova deste ano, principalmente pela polêmica que foi gerada entre os dois governos que participaram do processo eleitoral.

Para ter compreensão desse tema, é necessário explorar as características das eleições, como os cargos em disputa, as etapas do processo eleitoral e a importância do voto consciente.

Além desses pontos, vale estudar também como foram as propostas dos candidatos, suas plataformas políticas e as expectativas dos eleitores, a fim de entender o cenário político atual.

Confira mais Notícias