Guerra no Oriente Médio é abordado com frequência no Enem

Confira 5 questões da Guerra entre Israel e Palestina para se preparar para o exame

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

O conflito entre Israel e Palestina teve início há 70 anos atrás, com o principal motivo de disputa por território entre judeus e árabes. E pela extensão e seriedade da Guerra, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a abordar o assunto com frequência nas questões de ciências humanas e também de linguagens com textos em inglês e espanhol.

Guerra no Oriente Médio é tema recorrente no Enem- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Professor campeão: conheça a história do professor de basquete Kenyo Nunes

Pensando nisso, reunimos 5 questões que caíram em provas anteriores do Enem para vocês conseguirem estudar com êxito. Mas antes de responder qualquer questão, precisamos adquirir conhecimentos sobre o assunto, não é mesmo? Por isso, vamos destacar os principais pontos da Guerra entre Israel e Palestina que valem o tempo dedicado ao estudo antes de iniciarmos as questões.

A Nakba e o Êxodo Palestino (1948)

A Nakba é o resultado da criação do Estado de Israel em 1948, em decorrência da Guerra da Independência, onde milhares de palestinos foram deslocados de suas respectivas terras, o que gerou uma crise humanitária.

Guerra dos Seis Dias (1967)

Em 1967, Israel derrotou os seus vizinhos árabes em 6 dias, para assim expandir o seu território e incluir a Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jerusalém Oriental e as Colinas de Golã. Essa foi uma guerra que teve consequências como repercussões nas fronteiras e na dinâmica de poder na região.

Acordos de Oslo (1990)

Os Acordos de Oslo foram os responsáveis por marcar um ponto de virada na relação entre os israelenses e palestinos. Foi negociado na década de 1990, com o objetivo de estabelecer uma solução para os dois estados e criar instituições para a Autoridade Palestina. Porém, as esperanças de paz entre os dois povos foi frustrada por violações das duas partes.

Segunda Intifada (2000)

Esse foi um período de intensa violência entre os israelenses e palestinos, cercado de ataques terroristas, incursões militares e um significativo aumento das tensões entre essas duas sociedades.

Guerra em Gaza (2008-2009, 2014)

Os confrontos na Faixa de Gaza são recorrentes, sendo esse um território palestino composto por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio. As operações militares israelenses em resposta aos ataques de foguetes e a reação internacional demonstram a complexidade da Faixa de Gaza.

Agora que você já está familiarizado com os principais conflitos entre esses dois povos, é hora de iniciarmos as 5 questões que já foram abordadas no Enem.

 

Questões do Enem:

1 (Enem 2013)

Um gigante da indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de ‘’territórios palestinos’’, a empresa escreve agora ‘’Palestina’’ logo abaixo do logotipo.

O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o:

  • surgimento de um país binacional.
  • fortalecimento de movimentos antissemitas.
  • esvaziamento de assentamentos judaicos.
  • reconhecimento de uma autoridade jurídica.
  • estabelecimento de fronteiras nacionais.


2 (Enem 2016)

TEXTO I

Entre os anos 1931 e 1935, o crescimento da imigração judaica para a Palestina foi exponencial, passando de 4.000 imigrantes/ano em 1931 para mais de 60.000 em 1935. Em vinte anos, a população judaica havia passado de menos de 10% para mais de 30% da população local.

TEXTO II

Um estado semi-independente sob controle britânico foi a fórmula que a Grã-Bretanha usou para a administração das áreas que tomara do império turco. A exceção foi a Palestina, que eles administraram diretamente, tentando em vão conciliar promessas feitas aos judeus sionistas, em troca de apoio contra a Alemanha, e aos árabes, em troca de apoio contra os turcos.

Nos trechos, são tematizados o destino de um território no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. A orientação da política britânica relativa a essa região está indicada na:

  • criação de um Estado aliado.
  • ocupação de áreas sagradas.
  • reação ao movimento socialista.
  • promoção do comércio regional.
  • exploração de jazidas petrolíferas.

 

3 (Enem 2018)

A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe ‘’entre o rio e o mar’’.

A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao (à):

  • abdicação da interferência militar em conflito local.
  • busca da preeminência étnica sobre o espaço nacional.
  • admissão da participação proativa em blocos regionais.
  • rompimento com os interesses geopolíticos das potências globais.
  • compromisso com as resoluções emanadas dos organismos internacionais.

 

4 (Enem 2007)

Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.

A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

Em 06 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

Com base no texto, assinale a opção correta:

a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio.

b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória.

c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir da decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel.

d) A ação dos governos de Washington e Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense.

e) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.

 

5 (Enem 2007)

O Estado de Israel foi fundado em 1948, após a aprovação da ONU da partilha da Palestina entre árabes e israelenses. Entretanto, já havia milhares de famílias de origem judaica que haviam imigrado para a Palestina quando o Estado de Israel foi criado. Essa imigração ocorreu principalmente após o fim da Primeira Guerra Mundial, quando a Liga das Nações aprovou a Declaração Balfour, colocando a Palestina sob administração:

  • da Inglaterra.
  • da URSS.
  • da Alemanha.
  • dos EUA.
  • da Itália.

 

Gabarito

Questão 1. D;

Questão 2. A;

Questão 3. B;

Questão 4. B;

Questão 5. A.

 

Confira mais Notícias