Desde os mais fictícios até a história daqueles que se tornaram referência, os filmes sobre meio ambiente são ideais para compreender a evolução do planeta e quais são os riscos que corremos nos próximos anos.

Família assistindo filmes sobre meio ambiente
Aproveite para assistir alguns filmes sobre meio ambiente – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Diversas ações humanas, como a construção em espaços ambientais e o consumo massivo, estão por trás dos números que servem de alerta para a realidade das matas e áreas de preservação.

Conforme dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Amazônia está sendo devastada em um ritmo histórico – o mais rápido dos últimos dez anos. Para se ter uma ideia, em 12 meses, a floresta perdeu uma área equivalente a nove vezes o tamanho da cidade do Rio de Janeiro.

Para contribuir com a conscientização e a preservação, algumas datas foram incluídas no calendário nacional e mundial. O objetivo é incentivar conversas e ações que possam contribuir com o ecossistema.

Como foi criada a Semana do Meio Ambiente?

Os primeiros dias de junho marcam a Semana do Meio Ambiente. A homenagem foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, sendo um símbolo ao dia da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente.

No Brasil, a semana passou a ser reconhecida por meio do Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. Diversas ações e atividades são realizadas entre os dias 1º e 5 de junho, todas com o objetivo de incentivar a preservação e o cuidado com a natureza.

É nesta semana que algumas autoridades se encontram para discutir temas importantes, pensando em mecanismos que podem ser adotados para melhorar a relação que temos com as matas e animais.

Filmes sobre meio ambiente: 7 produções que você precisa conhecer

Com documentários e animações sobre o tema, existem alguns filmes sobre meio ambiente que são conhecidos por recriar a relação do ser humano com o mundo. Então, para entender algumas práticas sustentáveis e a reação que as atividades humanas causam nos bichos e no universo, separamos uma lista com filmes sobre o meio ambiente. Confira:

1. Lixo Extraordinário

Se você gosta de acompanhar trabalhos reais e a trajetória de artistas, o “Lixo Extraordinário” é um documentário que você precisa assistir. Com mais de uma hora e meia de duração, a produção retrata as criações do artista plástico brasileiro Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Jardim Gramacho, Duque de Caxias.

O documentário conta com a participação dos catadores, que ajudam a criar as artes e se emocionam com o resultado. Além da discussão sobre o descarte de lixo, a obra é um retrato da vida daqueles que tiram do lixão a renda para sobreviver.

2. O Segredo das Baleias

Quem nunca se apaixonou pelas acrobacias e pela grandiosidade das baleias? Em uma série dividida em quatro episódios, o objetivo é desmistificar a maneira como um dos maiores animais vive, expondo a rotina de algumas espécies conhecidas.

Foram três anos filmando e registrando cada aparição para entender como esse bicho é tão parecido com o homem – seja na forma de se expressar ou de demonstrar sentimentos.

3. O Sol da Terra

Você já imaginou como seria fotografar os trabalhadores que estiveram em Serra Pelada ou as mulheres imigrantes? Esses são alguns dos temas que já nortearam o trabalho do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

Com produções focadas na natureza e na observação dos conflitos gerados pelo ser humano, o profissional é reconhecido mundialmente por ser destaque em diversas causas nacionais. Mais do que o retrato do próximo, as fotografias são a marca da mudança e dos impactos no meio ambiente.

4. A Marcha dos Pinguins

Quando o assunto são filmes sobre meio ambiente, “A Marcha dos Pinguins” não pode ficar de fora, já que o enredo é focado no estilo de vida desse animal tão querido.

Tendo como cenário a Antártica, os olhares estão direcionados para as fases da procriação, desde a escolha do parceiro até o nascimento dos filhotes, provando a magnitude da natureza em simples detalhes.

5. Nosso Planeta

Se você já se questionou sobre as mudanças do mundo e como os animais conseguem sobreviver em locais extremos, a série “Nosso Planeta” é a resposta às perguntas. A trama acompanha a evolução das espécies, o estilo de vida e o que podemos fazer para melhorar a vida no planeta.

Todos os bichos ganham espaço, destacando a diversidade e a sobrevivência – seja na mata ou no mar. Uma ótima forma de aprender na Semana do Meio Ambiente, concorda?

6. O Grande Milagre

O que você faria se estivesse no Alasca e visse que algumas baleias estão presas debaixo do gelo? Esse foi o caso que inspirou a criação do filme “O Grande Milagre”, baseado em fatos reais.

A história conta o dilema de um repórter e uma voluntária que enfrentam governos e figuras importantes para salvar esses animais, mobilizando equipes e voluntários de toda a cidade. O caso ficou conhecido e despertou o interesse de pessoas ao redor do mundo, uma produção digna de ser um dos filmes sobre meio ambiente.

7. Wall-E

As animações não podem ficar de fora quando o assunto são filmes sobre meio ambiente! “Wall-E” é uma produção da Disney focada na história de dois robôs que se apaixonam.

Além das belezas do amor, o enredo mostra que um dos personagens, o Wall-E, vive em um mundo que foi abandonado pelos humanos – isso porque a terra fica cheia de lixo, impossibilitando a sobrevivência de qualquer espécie.

As pessoas decidem viver em uma nave e deixam algumas máquinas por aqui para fazer o trabalho sujo, limpando a atmosfera. O cenário é fictício, mas pode ser um alerta para o caminho que não devemos seguir.

Esses são alguns filmes sobre meio ambiente que podem fazer parte da sua programação para os momentos de lazer ou fim de semana. Além das produções, aproveite a Semana do Meio Ambiente para rever algumas práticas e pensar nas atitudes que podem salvar o planeta!