Quem não ama uma boa série? Seja de comédia ou drama, as sitcoms protagonizadas por atrizes e atores negros possuem um espaço de prestígio dentro das plataformas de streaming. A maioria delas exibe famílias financeiramente bem-sucedidas e estruturadas, contrapondo os retratos estereotipados em produções televisivas.

SÉRIES PROTAGONISMO NEGRO
Séries com protagonismo negro destacam a importância da representatividade em todas as áreas – Foto: iStock/ Divulgação/ Educa SC

Leia mais: Aprender no TikTok? Conheça 6 professores que estão quebrando o padrão das dancinhas

A representatividade em todas as áreas é fundamental para que as pessoas se enxerguem capazes de ocupar qualquer local. Quando falamos de arte, a missão é mais importante ainda, pois ela é uma das responsáveis por formar o repertório cultural da sociedade.

Pensando nisso, separamos seis excelentes séries com personagens negros em papeis de protagonismo para você se divertir nas férias.

1. Eu, a Patroa e as Crianças

A série durou cinco temporadas e foi um dos maiores sucessos mundiais. Exibida entre 2001 e 2005, a produção mostra uma a vida de uma família negra comum. A série é focada no personagem Michael Richard Kyle, um marido carinhoso e um pai moderno que ensina os filhos lições de vida e regras de convivência com um estilo diferente, humorístico e único.

2. Dear White People – Cara Gente Branca

Baseada no filme de mesmo nome lançado em 2014, a série é ambientada na Universidade de Winchester. Na instituição – elitista e predominantemente branca -, tensões raciais se escondem por trás das aparências.

O enredo começa a se desenrolar depois de uma festa de Halloween com o tem Blackface, organizada por alunos brancos. Cada episódio é centrado em um dos personagens e toca em questões muito importantes por meio do humor, ironia e uma honestidade brutal.

3. Black-ish

Black-ish é uma das séries de maior sucesso do canal ABC, teve seu início em 2014 e os episódios novos são lançados até hoje. A produção mostra o cotidiano da família Johnson, que possui um alto padrão de vida com uma ótima casa em um bairro rico da cidade.

Dre e Rainbow – pais dos quatro filhos – também tem carreiras super bem-sucedidas. Porém, como cidadãos negros, eles começam a questionar o impacto deste sucesso na identidade étnica e cultural da família.

Leia mais: 8 filmes que valorizam a cultura afro-brasileira que você precisa assistir

4. How to Get Away With Murderer – Como Defender um Assassino

Como Defender um Assassino é uma série norte americana super premiada. Viola Davis, protagonista que interpreta a professora e advogada Annalise Keating, ganhou um Emmy em 2015 por conta da personagem.

A produção acompanha a docente e seus melhores estudantes em sua rotina dividida entre os clientes de seu escritório, as aulas e os dramas da sua vida pessoal. As coisas ficam mais complicadas quando acontece um assassinato misterioso no campus da faculdade e seu marido está envolvido.

5. The Get Down

A série se passa no famoso bairro de Nova York, Bronx, no final dos anos 1970. O enredo acompanha a vida de um grupo de adolescentes que amam a música. Em 11 episódios aborda temas importantes como machismo, racismo, intolerância religiosa, representatividade LGBT e divertidas cenas musicais.

O elenco conta com nomes de peso, como Justice Smith, Shameik Moore, Jaden Smith e Herizen F. Guardiola nas mãos do criador e produtor Baz Luhrmann, que dirigiu grandes sucessos do cinema como Moulin Rouge, Romeu + Julieta e O Grande Gatsby.

6. Empire

Empire é uma série que se passa em Nova York, onde a empresa Empire Entertainment é sediada. A trama começa quando o fundador e atual dono Lucious Lyon contrai uma grave doença que o obriga a eleger um de seus três filhos para ocupar seu cargo e ter o poder da companhia que se tornou um império no ramo do entretenimento. Os episódios mostram a briga da família para conquistar o poderoso local de Lyon.