Você é aquele tipo de pessoa que, simplesmente, ama jogos? Os famosos games entraram na vida dos jovens com uma força avassaladora e construiu nesta nova geração um conceito diferente de brincar. Seja no Fifa ou no League of Legends (LOL), a garotada prefere, muitas vezes, passar as férias sentada na cadeira de frente para o computador para colocar as partidas dos jogos em dia.

JOGOS HISTÓRIA
É possível encontrar jogos que aliam conteúdos de sala de aula com diversão – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Atualidades da semana: 4 notícias importantes sobre educação que você precisa ficar por dentro

Se antes os jogos eram considerados prejudiciais ao estudo e aprendizado, hoje são excelentes aliados na busca por informação e conhecimento. Ao estudar a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, ao invés de somente ler um livro, você tem a possibilidade de se transformar em um combatente, entendendo missões e acontecimentos marcantes em tempo real.

Obviamente, é preciso ter limites, mas com a dose certa é possível transformar o tempo de estudo em algo mais leve ou transformar as férias em um momento de aprendizagem. Para ajudar você nessa missão, separamos quatro jogos que vão unir conhecimento histórico e diversão.

1. God of War

God of War é um dos games mais queridos de todos os tempos. Lançado em 2005, é baseado na mitologia grega e tem como protagonista o ex-combatente do exército de Esparta, Kratos. Na saga, ele busca vingança contra Ares, o Deus da Guerra, que o traiu ao prometer falsamente vencer uma batalha e o induz a matar toda a família.

O sucesso foi tanto que, além de um livro, permitiu a criação de uma sequência de games em que os jogadores podem conhecer ainda mais os detalhes sobre a Grécia Antiga, seus mitos, deuses e o relacionamento entre homens, guerreiros e as divindades da Antiguidade. O jogo tem classificação para 17 anos.

2. Valiant Hearts: The Great War

Valiant Hearts foi lançado no aniversário de 100 anos da Primeira Guerra Mundial. Tendo a participação direta de historiadores em sua construção, é um dos games mais indicados para quem quer aprender sobre a história do século 20.

O jogo é considerado um monumento virtual histórico que traz ferramentas, documentos, elementos e cenários reais dos países envolvendo um dos conflitos mais importantes de toda a história. O jogo tem classificação para 12 anos.

Leia mais: Aprender no TikTok? Conheça 6 professores que estão quebrando o padrão das dancinhas

3. Assassin’s Creed

Assassin ́ s Creed é, talvez, o mais famoso e mais controverso game quando se trata de aprender história. A polêmica gira, principalmente, em torno da representação de Robespierre, considerado um dos heróis da Revolução Francesa e retratado no videogame como um sanguinário vilão.

Apesar de ter algumas ressalvas, os jogadores conseguem aprender sobre vários assuntos e sociedades através do jogo, como os templários, Cruzadas, Roma Antiga, Revolução Francesa, Revolução Industrial e Império Bizantino. O jogo tem classificação para 17 anos.

4. Call of Duty

Lançado em 2003, o videogame Call of Duty traz em cada uma das suas versões, tramas históricas reais que passam pela Guerra Fria, Segunda Guerra Mundial e Guerra do Vietnã, até chegar aos confrontos mais atuais.

A franquia tem um diferencial: mostra o ponto de vista de soldados britânicos e soviéticos, além de depoimentos reais de ex-combatentes. Um fator que torna o jogo um dos mais indicados para quem deseja aprender história é a passagem por vários cenários históricos como a Praça Vermelha, o Palácio de Reichstag, Stalingrado e Berlim. O jogo tem classificação para 13 anos.