Se você é um usuário assíduo das redes sociais, com certeza você já se deparou com um TEDx Talks na Internet: um vídeo curto, em que um palestrante fala sobre um determinado assunto de maneira convidativa e cativante, e provavelmente se perguntou o que é isso?

Mulher negra palestrando em estilo TEDx Talks
TED Talks são palestras curtas sobre temas ligados a questões sociais como diversidade, preconceito e inclusão social – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Mês da diversidade: a importância da temática nas escolas

Os TEDx Talks são programas de eventos locais e organizados de maneira independente no estilo TED, um tipo de conferência realizada nas Américas, Europa e também na Ásia, pela Sapling – uma organização sem fins lucrativos destinada à disseminação de ideias.

O objetivo é promover uma plataforma em que personalidades inspiradoras possam compartilhar seus pensamentos e motivar pessoas ao redor do mundo a mobilizar ações para transformar o espaço em que vivem.

Nesse formato, um convidado é chamado para falar sobre um determinado assunto dentro de 18 minutos, o tempo máximo de duração permitido nesse modelo. Os temas abordados nas apresentações, geralmente, estão ligados a questões sociais como preconceito, diversidade e inclusão.

Confira abaixo três TED Talks brasileiros que abordam os temas diversidade, racismo e inclusão de pessoas com deficiência (PcD) na sociedade:

1. Inclusão, diversidade e as fronteiras do preconceito | Filipe Roloff

Nesta palestra, Filipe Roloff, eleito um dos 50 futuros líderes LGBTs mais importantes do mundo pelo jornal britânico Financial Times, em 2017, fala em 15 minutos e 55 segundos sobre diversidade, família, preconceito, privilégios sociais e o mercado de trabalho.

Além disso, o atual Coordenador de Diversidade e Inclusão de Aprendizagem da Nubank – startup brasileira do segmento de serviços financeiros – fala também sobre como o machismo estrutural afeta os homens e como a diversidade pode aumentar a produtividade e a inovação no mercado de trabalho.

Leia mais: Consciência Negra: 4 formas de abordar o assunto nas escolas durante o ano todo

2. Um novo olhar sobre a pessoa negra, novas narrativas importam | Gabi Oliveira

Dentro de 10 minutos e 29 segundos, Gabi Oliveira, comunicadora social e criadora de conteúdo para internet, fala sobre estética negra, relações étnico-raciais e autoaceitação. Em agosto de 2015, a influenciadora criou o canal no YouTube “DePretas”, referência em temas como diversidade, aceitação, além de cuidados com os cabelos crespos e maquiagem para pele negra. Atualmente o canal conta com mais de 25 milhões de visualizações.

Leia mais: Saiba o que é Educação Antirracista e veja 4 dicas para aplicar nas escolas

3. Inclusão e Diversidade | Mara Gabrilli |

O capacitismo e a falta de acessibilidade são problemas que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente no Brasil. É sobre esses temas que a publicitária Mara Gabrilli fala em sua palestra no TEDx em 24 minutos. A atual senadora da república pelo Estado de São Paulo, trabalha desde 1997 – quando fundou o Instituto Mara Gabrilli, pelos direitos das pessoas com deficiência e a sua inclusão na educação, no trabalho e na sociedade. O ativismo começou após se recuperar de um acidente de carro que a deixou tetraplégica.

Leia mais: Educação Inclusiva: 7 filmes para abordar a inclusão social de pessoas com deficiência

Mês da Diversidade Cultural

Durante todo este mês de novembro, o Educa SC apresenta uma série de conteúdos no canal e no portal para falar sobre a Diversidade Cultural e importância de discussão sobre o assunto nas escolas catarinenses.