A atividade lúdica é uma ótima ferramenta para ajudar no entendimento das disciplinas aprendidas em sala de aula. Por isso, durante as aulas de Língua Portuguesa, na Escola de Educação Fundamental (EEF) Graciosa Copetti Pereira, em Caçador, os alunos tiveram a oportunidade de transformar o ambiente escolar em uma “Cozinha Literária”.

Leia mais: Udesc ganha destaque internacional em ranking de universidades

Atividade lúdica promovida na aula de Língua Portuguesa transforma sala de aula em cozinha literária
Alunos do 7° ano da EEF Graciosa Copetti Pereira se tornam chefes de cozinha em atividade lúdica – Foto: Rosiléia Aparecida Lanieski

Ao corrigir os exercícios sobre preposições, a professora de Língua Portuguesa Rosiléia Aparecida Lanieski identificou que haviam alunos com dificuldade de compreensão com a disciplina. Para ajudá-los, a docente procurou alternativas para pudessem aprender o conteúdo de uma forma prazerosa.

Foi, então, que surgiu a ideia de criar a “Cozinha Literária”. A professora selecionou algumas frases e deixou uma lacuna em branco para os alunos preencherem com a preposição adequada. Essas frases foram colocadas na parte de baixo de ovos fritos feitos de papel que ficam dentro de uma frigideira, a atividade ficou conhecida como “Preposições Fritas”.

A professora colocou avental, toca e convidou os alunos para se tornarem os chefs da cozinha. No espaço educativo, eles retiraram o “ovo” da frigideira para responder com a solução da questão. Rosiléia conta que durante a atividade, a frase mais ouvida foi “agora ficou mais fácil fazer a prova”.

O uso da atividade lúdica dentro da sala de aula contribuem para que os alunos possam assimilar o conteúdo visto na teoria com a atividade prática. A aluna Letícia Victória Marques aprovou a experiência. “Essa atividade me ajudou muito, porque ficou bem mais fácil fazer a prova e eu me diverti bastante fazendo”, declara a estudante.

5 benefícios de aplicar a atividade lúdica em sala de aula

A união do estudo com a diversão promove diversos benefícios para os alunos, que vão além da absorção do conteúdo visto em sala. Conheça cinco pontos positivos de preparar uma aula diferente com ações práticas:

  1. Desenvolve o raciocínio lógico e a coordenação motora;
  2. Estimula a criatividade e a imaginação;
  3. Explora as habilidades dos alunos;
  4. Melhora a socialização;
  5. Aprimora a aprendizagem de regras e de comportamentos