Você já pensou como é a movimentação da lua e das estrelas? Será que um dia o sol pode explodir? Para sanar as principais dúvidas sobre o universo e o funcionamento dos astros, a observação do céu é um ótimo exercício, e a atividade foi realizada pelos alunos dos Anos Finais da Escola de Educação Básica (EEB) Ildefonso Linhares, em Florianópolis.

Leia mais: Alunos de SC observam fenômeno raro em projeto de astronomia

Alunos fazem a observação do céu
Alunos, professores e familiares fazem a observação do céu – Foto: Matheus D’avila Schmitt

A atividade nasceu da demanda dos estudantes e dos questionamentos apresentados na aula de ciência, incluindo as dúvidas sobre os buracos negros e a vida em outros planetas. Para oferecer uma experiência completa, o professor Matheus D’avila Schmitt buscou o auxílio dos profissionais que atuam diariamente com o assunto, como os astrônomos e físicos.

Em parceria com o projeto de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), chamado “Astro&Física”, as turmas puderam fazer a observação do céu com telescópios, compreendendo a movimentação e a circulação dos elementos no período noturno.

Para realizar a oficina, os jovens foram convidados a passar a noite na escola, até às 22h. Ao todo, quase 100 pessoas participaram da observação do céu, incluindo a comunidade escolar e os familiares. Aqueles que estavam em aula, caso do Ensino Médio, também pediram para fazer parte da ação.

“Promovemos um espaço de incentivo à discussão, com a presença de especialistas que lidam profundamente com a questão. Eles conseguiram perceber que muitas dúvidas ainda estão em aberto no campo científico da física e da astronomia”, destaca o professor.

Após a montagem dos aparelhos, os participantes foram formando filas para realizar a observação do céu, com foco nas estrelas que constituem a constelação Cruzeiro do Sul. “Os alunos perceberam que nem tudo que parece uma estrela, de fato é uma estrela. Um ponto luminoso no céu pode ser, na verdade, um conjunto de astros”, menciona Matheus.

Como fazer a observação do céu em casa?

Aluna usa o telescópio para fazer a observação do céu
O telescópio foi essencial para realizar a observação do céu – Foto: Matheus D’avila Schmitt

Se você ficou com vontade de recriar a experiência em casa, fazendo a observação do céu e dos astros, listamos algumas dicas que podem facilitar o preparo e a análise. Confira:

  • Saiba como localizar os astros e as posições das constelações;
  • Se você não tem um telescópio, use um binóculo. O resultado não será o mesmo, mas você pode identificar algumas estrelas;
  • É preciso ter paciência para acompanhar as mudanças. Aproveite o momento e não tenha pressa;
  • Faça a observação do céu em espaços afastados dos grandes centros e da luminosidade das cidades. Se você conseguir, o ganho será na vista privilegiada, com riqueza de detalhes.
  • Converse com o seu professor para entender como o processo funciona. Tire dúvidas e faça as anotações mais importantes antes de se preparar para a noite de observação do céu.