Prestar atenção na explicação do professor em sala de aula é muito importante para entender as matérias e ir bem na escola. No entanto, revisar os conteúdos aprendidos é indispensável para memorização e evitar o famoso “branco” na hora da prova. Além de melhorar o desempenho escolar, a técnica ajuda a criar uma rotina de estudos.

Criança em frente à tela do computador revisando conteúdos aprendidos em sala de aula
Revisar os conteúdos escolares evita esquecimentos na hora da prova – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Veja dicas sobre como revisar os conteúdos escolares:

Estabeleça uma rotina

Criar um hábito de estudos pode parecer algo desafiador, ainda mais quando há tantas distrações em nosso dia a dia que podem desviar o foco de atividades importantes – como estudar. Por conta disso, para começar uma rotina de estudos, é necessário ter foco e organização. Você pode revisar os conteúdos aprendidos durante as aulas ouvindo música para aumentar a sua concentração.

Definir um horário para esta atividade também é essencial para construir uma rotina. Além disso, você pode escolher como vai reforçar a matéria: decidir entre revisar a cada dia de estudo, semana, mês ou ao final de cada conteúdo. Alunos que revisam o assunto aprendido todos os dias têm mais chances de compreender e memorizar as matérias.

Escolha materiais para estudar

Utilizar apenas os mesmos materiais escolares para estudar pode ser chato e cansativo. Não se prenda a cadernos e apostilas utilizados em sala de aula. Aprenda a usar a tecnologia a seu favor. Na internet há muitos aplicativos que você pode usar para deixar a sua rotina de estudos mais prazerosa e dinâmica.

Além disso, nas redes há uma vasta quantidade de vídeos, séries e filmes que você pode assistir para reforçar as matérias. Outra técnica que se tornou muito popular entre os jovens é ouvir podcasts para estudar.

Leia Mais: Idioma digital: Saiba como aprender sobre Ciências dos Dados

Faça resumos

Revisar os conteúdos de todas as matérias aprendidas na escola pode parecer uma tarefa muito trabalhosa e por isso alguns alunos podem acabar desistindo dessa ideia. Uma maneira de acabar com esse problema é fazer resumos dos conteúdos mais importantes e estudar através deles. A técnica pode melhorar o desempenho e facilitar a revisão, pois você irá resumir os assuntos do jeito que você compreendeu.

Teste seus conhecimentos

A leitura é muito importante e ajuda a melhorar o desempenho escolar, porém, para memorizar o conteúdo de maneira eficaz e evitar um apagão na hora da prova, é necessário mais do que apenas ler o conteúdo aprendido em sala de aula, por isso, testar o seu conhecimento é fundamental.

Faça simulados, resolva questões e procure sempre corrigir os erros para garantir o aprendizado. Na internet há muitos exercícios disponíveis que você pode utilizar para testar a sua memória.