Ouvir podcasts tornou-se um hábito muito popular entre os jovens. Com temáticas e duração variadas, o ouvinte pode acessar os arquivos de áudio para se informar, estudar ou passar o tempo. A vantagem é que esses conteúdos podem ser acessados pelo celular a qualquer hora e em qualquer lugar.

Estudante com fone de ouvido, microfone e caderno na mão, gravando podcast
Trabalhar com podcast na educação pode desenvolver habilidades de edição e produção de conteúdo nos alunos – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Na educação, utilizar essa técnica pode ser uma boa estratégia para diversificar as aulas e despertar o interesse dos alunos. Além disso, trabalhar as habilidades de produção de conteúdo e edição de áudio em sala de aula pode ajudar os estudantes na escolha profissional. Veja como produzir um podcast com os alunos:

Defina um tema

Definir a temática é o primeiro passo para a criação de um podcast. Você pode explorar o currículo e selecionar um assunto para ser abordado. É importante delimitar o foco para que os alunos não se percam tentando abordar muitos assuntos – isso evita que o podcast fique sem sentido.

Defina os participantes

Você pode dividir a turma em grupos. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar em equipe e ter autonomia para definir quem irá gravar o podcast ou se irão entrevistar pessoas de fora do espaço educativo.

Elabore um roteiro

O roteiro é a parte mais importante de qualquer produção: ele é uma maneira de organizar os assuntos que vão ser tratados no podcast e serve de guia, para evitar que as pessoas se percam na hora de gravar. Por isso, antes de começar as gravações, explique aos alunos que eles precisam escrever o que vão falar e destaque a importância de organizar as falas em ordem.

Escolha um ambiente sem ruídos para gravar

Para garantir a qualidade do áudio é importante gravar as falas em um ambiente sem barulhos externos. Procure um lugar silencioso para concluir esta etapa. Uma dica é ensaiar as falas com os alunos antes de gravar – essa prática ajuda a evitar erros de gravação e facilita na hora da edição.

Edite seu podcast

Após finalizar as gravações, você pode utilizar programas disponíveis na internet ou aplicativos no celular para editar o seu podcast. Trabalhar a edição de áudio em sala de aula é muito importante para que os alunos tenham contato com as ferramentas de edição que poderão utilizar no futuro em suas profissões.

Publique seu podcast

Após a edição, o podcast está pronto para ser publicado. Para isso, escolha um serviço de hospedagem e distribuição – na internet há vários aplicativos e plataformas que as pessoas acessam, alguns exemplos são: Google Podcasts, Soundcloud e Spotify. Convide os alunos para apresentar os seus podcasts para a turma toda ouvir.

Sugestões de ferramentas

Anchor

O Anchor é uma plataforma gratuita de produção de podcasts. Você pode utilizar o site ou aplicativo para criar, gravar, editar e publicar o seu material. Após a edição, você pode escolher publicá-lo na própria plataforma ou no Spotify, já que o Anchor possui interação com a rede de streaming.

Adobe Audition

O Adobe Audition é um poderoso software de edição de áudio da Adobe. Você pode usar as ferramentas do Audition para gravar e editar o seu podcast. Depois de finalizar a edição, basta subir o arquivo em plataformas, como o Soundcloud e Spotify, para compartilhar o seu trabalho com toda a comunidade escolar.

Audacity

Como o Adobe Audition, o Audacity é um software para gravação e edição de arquivos de áudio. Você pode utilizar essa ferramenta para gravar e editar o seu podcast e, depois de pronto, você pode subir o arquivo em uma plataforma hospedeira, como o Soundcloud ou Spotify.

Soundcloud

O Soundcloud é a plataforma mais conhecida e utilizada para ouvir podcasts. Depois de editar o seu na plataforma que preferir, é só subir o trabalho pronto no portal e compartilhar o resultado com a comunidade escolar.