Escutar música na hora de estudar é um hábito muito comum entre os jovens, porém o que muitas pessoas ainda não sabem é que a prática pode trazer benefícios, como o aumento na concentração e produtividade… e quem diz isso é a ciência!

Na foto, uma menina com cabelos compridos, fone no ouvido e notebook escuta músicas para estudar
Além de relaxar a mente, ter uma playlist de música para estudar ajuda no rendimento e compreensão dos assuntos – Foto: iStock/Divulgação/EducaSC

O estudo feito pela Universidade de Caen, na França, com estudantes de 249 universidades, mostrou que os alunos que assistiram a uma palestra enquanto ouviam música tiveram maior atenção em comparação a outros alunos que não escutaram as canções.

Leia mais: Sustentabilidade na escola: como trabalhar esta prática com os alunos?

Que tal testar este método? Confira abaixo uma lista com sete dicas de playlists e músicas que podem ajudar a aprimorar o seu desempenho nos estudos:

Foco no Estudo

A playlist pode ser encontrada no Spotify e tem 3 horas de duração com músicas tocadas no piano instrumental para ajudar durante a concentração na hora de ler e estudar.

ASMR

Os vídeos ASMR são conhecidos por levarem os seus ouvintes a um estado de relaxamento através de estímulos sonoros como sussurros, sons de mastigação ou de movimentos suaves e repetitivos. A sigla é uma abreviação de Autonomous Sensory Meridian Response que, em português, significa Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano.

No YouTube há uma variedade deles. Vídeos com esta temática já existiam na plataforma de streaming há muito tempo, porém acabaram se tornando populares durante a pandemia, devido a capacidade de acalmar e diminuir a ansiedade.

Uma dica sobre como utilizar a técnica de ASMR para aumentar a concentração na hora de estudar é assistir os vídeos no intervalo entre um período intenso de estudos e outro. Fazer uma pausa é importante para descansar a sua mente e renovar as energias, faça o teste e experimente assistir a um vídeo ASMR enquanto isso.

Lo-fi para estudos

O Lo-fi utiliza técnicas de gravação de baixa fidelidade (low fidelity). O estilo surgiu na década de 90, a partir de artistas que não possuíam recursos suficientes para bancar suas produções. As músicas Lo-fi são conhecidas pelo seu ritmo tranquilo que ajudam na hora de focar nos estudos.

Leia mais: 3 aplicativos para ajudar nos estudos

No YouTube, o canal ChilledCow possui mais de dois milhões de inscritos. Seguindo a mesma temática, o canal Feardog tem mais de 100 vídeos com duração de uma hora de músicas relaxantes no mesmo estilo. No Spotify, é possível encontrar várias playlists com músicas Lo-fi voltadas para foco e concentração nos estudos.

Concentração Perfeita

Com mais de 200 mil curtidas e 13 horas de músicas instrumentais, esta playlist está disponível no Spotify e é perfeita para estimular a concentração e ajudar na melhora do desempenho escolar.

Sons Naturais

Para se concentrar nos estudos e estimular a produtividade dos componentes curriculares, antes, é preciso aliviar os estresses da mente e uma boa forma de fazer isso é escutar os sons da natureza como se você estivesse em contato direto com o meio ambiente.

No YouTube é fácil encontrar vídeos de várias horas de duração com barulhos de chuva e outros sons relaxantes, como o som das ondas no mar ou o cantar dos pássaros em uma floresta. No Spotify, a playlist Nature Sounds, leva você diretamente para esses lugares.

White Noise

Precisa se concentrar para estudar para aquela prova super difícil, mas a obra no vizinho parece nunca ter fim? Ambientes barulhentos podem atrapalhar a concentração de algumas pessoas e, se você é uma delas e tem dificuldade em manter o foco em lugares públicos ou com muito barulho, essa pode ser a melhor alternativa para você.

O ruído branco (white noise) é um termo utilizado para se referir a qualquer som capaz de emitir frequências na mesma potência e esconder barulhos externos incômodos. No Spotify, uma playlist de mesmo nome, tem meio milhão de curtidas e 247 músicas com cerca de dez horas de duração de ruído branco próprio para camuflar sons indesejados.

No YouTube, o canal Relaxing White Noise possui mais de 2 milhões de inscritos e vídeos com até dez horas de duração de ruído branco para você focar nos estudos sem perder tempo com sons aleatórios ao redor.

Concentração Clássica

Essa vai especialmente para os amantes da música clássica. A playlist disponível no Spotify possui mais de três mil curtidas e 5 horas de reprodução de grandes nomes da música clássica como Bach, Beethoven e Mozart.

Leia mais: Saiba como melhorar o seu desempenho escolar em 8 passos

No YouTube, ao digitar “música clássica para estudar” na ferramenta de busca da plataforma, os resultados mostram vídeos com muitas horas de duração de músicas instrumentais para ajudar você a aumentar o seu desempenho nos estudos.