Com presença garantida nas documentários, jornais e redes sociais, existem algumas florestas brasileiras que despertam a curiosidade e que são assunto em todo o mundo. Mas será que todos sabem o que é Mata Atlântica?
Essa é uma das maiores riquezas naturais, responsável por abrigar um ecossistema completo com árvores, plantas e animais. Com clima tropical, a extensão é enorme, atingindo regiões do Sul ao Nordeste.
A vegetação natural também está presente em alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. Entretanto, há um sinal de alerta para os números que mencionam a preservação e cuidado com a natureza.
De acordo com dados da Fundação SOS Mata Atlântica, restam apenas 12,4% da floresta original – porcentagem baixa e que precisa ser preservada para garantir a sobrevivência de diversas espécies nativas.
Onde fica a Mata Atlântica?
Além da dúvida sobre o que é a Mata Atlântica, algumas pessoas questionam onde encontrá-la. A presença dessa floresta está em 17 Estados, incluindo:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná,
- São Paulo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Bahia;
- Alagoas;
- Sergipe;
- Paraíba
- Pernambuco;
- Rio Grande do Norte;
- Ceará;
- Piauí.
A mata é o lar de 72% da população brasileira, além de concentrar 70% do PIB nacional, segundo dados da Fundação SOS Mata Atlântica. Algumas medidas estão sendo adotadas para manter o cuidado com a natureza e uma delas é a criação das Unidades de Conservação (UCs) – parques e reservas que resguardam o patrimônio natural.
Por mais que essa vegetação pareça estar tão longe dos centro urbanos, é importante entender que cada região precisa cuidar do espaço de preservação, mantendo a área em segurança e incentivando a educação ambiental.
Agora que você sabe o que é Mata Atlântica e onde ela fica, é hora de conferir quatro curiosidades dessa riqueza natural.
1.Dia Nacional da Mata Atlântica
Conhecida pela diversidade e beleza, 27 de maio foi marcado para ser o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data foi criada por meio de um decreto presidencial (1999) com o intuito de explicar o que é a Mata Atlântica e a importância da preservação e do cuidado à natureza, incentivando a conscientização ambiental e as práticas diárias que podem contribuir com o meio ambiente.
É fato que a floresta encanta brasileiros e estrangeiros, chamando a atenção desde 1500 – quando os portugueses chegaram por aqui e descobriram as especiarias e madeiras nativas. Entretanto, a urbanização colocou em risco uma das maiores matas do planeta, ameaçando espécies.
2.Reconhecida pela Unesco
Engana-se quem pensa que as florestas brasileiras não são conhecidas. As plantas e animais que habitam aqui chamam a atenção de órgãos de todo o mundo, incluindo as Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), responsável por colocar a Mata Atlântica como um dos Patrimônios Naturais da Humanidade.
Além de ser exaltada pela beleza, o selo é importante para reafirmar a necessidade da preservação, protegendo o ecossistema. Vale destacar que o reconhecimento é válido para a região Sudeste, na área localizada entre os estados de São Paulo e Paraná.
3.Ameaça de extinção
Desde o descobrimento do país e a chegada dos portugueses, muitos espaços foram modificados. Com o interesse pela matéria-prima e a venda de árvores nativas, a mata foi sendo devastada aos poucos.
Mais do que a queda da vegetação, o novo ambiente foi distanciando os animais e os ecossistemas que se desenvolviam na região. Com a urbanização e o aumento da população, a prática se intensificou, devastando áreas verdes que foram substituídas por construções e plantações, incluindo as lavouras de café e cana de açúcar.
Entre os anos de 2019 e 2020, 13 mil hectares foram desmatados. Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo são os Estados que registram as maiores ocorrências, conforme dados do relatório da Fundação SOS Mata Atlântica.
4.Lar do mico-leão-dourado
É impossível entender o que é a Mata Atlântica sem observar os animais que vivem no ambiente. O Brasil é um país rico em muitos quesitos e a floresta é a moradia de diferentes espécies populares – desde os animais mais mansos até os perigosos.
Onça, capivara, jaguatirica e cobra, por exemplo, são alguns dos animais que sobrevivem na região, e entre os moradores mais populares está o mico-leão-dourado, raça que também está ameaçada.
Conhecido por seus pelos cor de ouro, o primata é uma exclusividade da Mata Atlântica. Pequeno no tamanho, com altura de até 60 centímetros, a sobrevivência é em grupo, com no máximo 14 integrantes. Frutos, animais invertebrados e pequenos vertebrados fazem parte da alimentação.
Para que o mico continue sendo um símbolo nacional e mundial da luta pela preservação, é preciso incentivar o cuidado com o meio ambiente.
Quais atitudes podem contribuir com a mata?
Além de saber o que é Mata Atlântica e onde fica a Mata Atlântica, existem algumas práticas conhecidas e que devem fazer parte do cotidiano. Por mais que a preservação da área seja um cuidado do poder público, alguns hábitos podem contribuir com o cuidado e preservação, incluindo a sustentabilidade na escola.
Fazer o descarte correto do lixo, cuidar das árvores e plantas, economizar na água, priorizar a iluminação natural e manter o consumo consciente são atitudes válidas e que devem fazer parte da sua rotina. O conhecimento e os hábitos sustentáveis são fundamentais para um mundo melhor.