O fim do ano para muitos significa o início das férias de verão, momento muito aguardado depois de muitas horas de estudo e dedicação. Com ela, o desejo por descanso e tranquilidade chega também. Por conta disso, muitas pessoas aproveitam essa época para se encontrar com amigos e viajar. Mas será que é seguro?

FÉRIAS PANDEMIA
Férias na pandemia pode ser um desafio, mas isso não significa que você não pode se divertir – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Atualidades da semana: 4 notícias importantes sobre educação que você precisa ficar por dentro

Depois de quase dois anos do começo da pandemia de Covid-19, o vírus ainda continua entre nós – apesar de que agora a maior parte da população está vacinada. Então, o planejamento e a consciência de que não saímos completamente da realidade de cuidados é indispensável.

Evitar aglomerações, usar máscara e álcool em gel são coisas que viraram rotina de ouvirmos por onde vamos, porém, apesar de muitos estarem cansados dos protocolos de prevenção à proliferação do vírus, é importante seguirmos atentos à esses pequenos atos que podem fazer toda a diferença no futuro – sobretudo quando falamos de férias.

É verdade que o calor enfraquece o coronavírus?

As férias de verão são conhecidas pelas altas temperaturas na maioria das cidades brasileiras. Com o fato de que vários vírus não sobrevivem no calor, a dúvida sobre a resistência do coronavírus em climas mais quentes surgem com frequência.

Mas, infelizmente, no Brasil ele sobrevive. O novo vírus não consegue viver em temperaturas acima dos 50°C. Logo, mesmo no calor, devemos seguir as medidas de segurança para a prevenção. Mas calma! Não é por isso que suas férias vão ser chatas ou sem movimentação. Sim, é possível se divertir e curtir o verão com os amigos de uma maneira mais moderada. Confira as dicas!

Opte por espaços abertos

Se você não aguenta mais ficar em casa, aproveite as férias para explorar locais legais da sua cidade que sejam ao ar livre. Com certeza deve ter um parque ou uma praia que você tá com saudade de frequentar, certo?

Além disso, com a pandemia, diversos restaurantes e barzinhos revolucionaram os seus espaços, oferecendo ao público locais abertos e ventilados. Com o devido distanciamento, é possível curtir esses lugares de uma forma segura, principalmente se você estiver usando máscara.

Ou que tal um pedal e uma corridinha? A cidade pode ser a sua pista de esportes. Faça metas, desafie-se. Aproveite as férias para descobrir cantos do seu bairro que você não fazia ideia que existiam.

Leia mais: Estudo na prática: 4 cidades do Oeste catarinense para aprender sobre Alemanha, Itália e Áustria

Explore lugares perto de casa

Lugares perto de casa podem significar várias coisas. Desde um lago do lado da sua rua que você nunca teve a chance de visitar, até outra cidade que é possível ir de carro. O que estamos querendo dizer é que é possível fazer “viagens” sem precisar entrar em um avião ou ônibus lotado.

Seja Rio de Janeiro ou Paris, todos esses lugares podem esperar! Apesar de a pandemia estar muito mais perto de acabar, ela ainda não foi embora. Então, abra o mapa do seu Estado e veja onde você e sua família podem ir em um carro só, evitando aglomerações.

Dessa forma, além de conseguir aproveitar um local que não conhecia, você e as pessoas a sua volta ficam muito mais seguros. E se não tiver a chance de viajar, exercite o seu “olhar de turista”. Dessa forma, acabamos percebendo detalhes escondidos do lugar que moramos.

Mas se você já está com a viagem para longe marcada, busque pesquisar quais são as taxas de infecção no local onde pretende visitar e utilize essas informações para planejar sua rota ou ajudar na decisão sobre se a viagem vale a pena ou não.

Hora de colocar os planos em ação

Sabe todos aqueles planos de reformas na sua casa que você tem, mas não teve tempo de executá-los por conta do estresse do dia a dia? Nas férias, você tem todo o tempo do mundo para arrumar a horta, pintar as paredes, pendurar os quadros e deixar tudo em dia. E tudo isso em segurança dentro do seu lar.

Posso ver meus amigos?

Como falamos anteriormente, se for encontrá-los, sempre opte por espaços ao ar livre. Dessa forma, você estará muito mais seguro do que um ambiente fechado. Além disso, procure saber se as pessoas que vai encontrar estão se cuidando. Assim, todos vão se sentir mais à vontade no momento do reencontro.