Para testar os conteúdos estudados em sala de aula, os alunos da segunda série do Novo Ensino Médio diurno da Escola de Educação Básica (EEB) Dom Joaquim, de Braço do Norte, na região Sul do Estado, fizeram um experimento no laboratório de física sobre trocas de calor. Orientados pela professora Clarice Della Giustina Nazario Schulter, os estudantes vivenciaram na prática conceitos que são aplicados de forma teórica em classe.
Leia mais: Estudantes criam jogos para ajudar na aprendizagem de Língua Portuguesa
A experiência
De acordo com a professora Clarice, que conduziu o experimento, o conteúdo sobre trocas de calor consiste em identificar a troca de energia que ocorre quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes são colocados em um mesmo ambiente.
O objetivo da experiência é verificar se os corpos estudados alcançam o equilíbrio térmico. Para isso, os estudantes usaram um termômetro e realizaram cálculos já estudados anteriormente em sala de aula para checar se a temperatura obtida no termômetro é a mesma ou próxima do número encontrado nos cálculos.
Além do termômetro foram utilizados gelo, água em temperatura ambiente e aquecida, metal e um calorímetro para realização do exercício. Segundo a educadora, os alunos ficaram entusiasmados e radiantes com a atividade, principalmente no momento de calcular a temperatura de equilíbrio atingida pelos materiais. Nessa etapa os estudantes puderam visualizar o mesmo valor encontrado nos cálculos.
Leia mais: Alunos constroem maquetes iluminadas em aula de física, em Vidal Ramos
Ponte entre a teoria e a prática
Na visão da professora Clarice, o laboratório deve ser um espaço cada vez mais frequentado pelos alunos, pois através das atividades experimentais os estudantes podem formular e testar hipóteses – além de desenvolver conceitos sobre fenômenos estudados em sala de aula.
“No laboratório, há momentos que existe a necessidade de refazer algum experimento, testá-lo novamente, e isso é o que é o mais interessante. Buscar, investigar e interagir os questionamentos realizados pelos alunos geram conhecimento. Quando algo sai fora do planejado, buscamos soluções e isso gera pesquisa, descoberta e conhecimento” destaca Clarice.
Para a estudante Laura de Souza Meurer, 17, viver na prática a matéria estudada em sala de aula ajuda a compreender melhor o conteúdo.
Já para a aluna Karen Machado Avelino, 17, ver os fenômenos ocorrendo na prática é importante para visualizar os processos além das fórmulas. Na atividade o que chamou mais a atenção da adolescente foi o calorímetro, que é um instrumento utilizado na medição de calor – também chamado de energia térmica.
As jovens nunca haviam participado de uma atividade no laboratório de física antes e relatam que o experimento conduzido pela professora Clarice Della Giustina Nazario Schulter foi superinteressante.