Fique por dentro de 8 repertórios que podem ser citados na redação do Enem

As obras e acontecimentos são ótimos recursos para referências ou argumentações na redação do Enem

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Faltando dez dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade deve estar alta e a cabeça a milhão, pensando em quais temas podem ser abordados na redação deste ano, não é mesmo? E por isso, hoje trazemos alguns repertórios que podem ser citados dentro dos mais variados assuntos.

Leia mais: Secretário de Estado da Educação visita redação integrada do Grupo ND

Redação Enem é a parte mais importante da prova- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Vale lembrar que a redação é a parte mais importante da prova – que abre portas para o ensino superior- que a área que mais pontua dentro da avaliação. E para boas notas, é crucial que os estudantes estejam com um repertório sociocultural amplo e diversificado, baseado em livros, filmes, artigos, acontecimentos marcantes dos últimos tempos e músicas.

Pensando nisso, elaboramos 8 referências para que os participantes possam utilizar nos mais variados temas da redação do Enem de 2023, confira:

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Esse é um documento que foi adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, a fim de estabelecer os direitos e liberdades fundamentais de toda a sociedade, independentemente da raça, etnia, sexo ou religião.

Por meio desses direitos, você pode citar as leis para quaisquer temas, tais como: ‘’Os Yanomamis e o garimpo ilegal’’, ‘’Guerra no Oriente Médio entre Israel e Palestina’’ e ‘’Mudanças climáticas’’.

 

Constituição Federal de 1988

Em 1988 foi instaurada pela Constituição Federal a lei máxima do Brasil. Ela é a responsável por determinar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, tida como os princípios que regem o Estado brasileiro.

E por isso, a Constituição Federal pode ser o referencial para a redação do Enem, onde será possível basear-se nela para argumentos, consistência nas ideias, ou ainda demonstrando conhecimento sobre o sistema jurídico brasileiro.

Visto que ela aborda direitos como a educação, saúde, segurança, alimentação, informação, cultura e moradia, os estudantes poderão desfrutar dos mais variados temas para a redação do Enem.

 

O Príncipe

O livro ‘’O Príncipe’’, de Nicolau Maquiavel, trabalha pontos como o poder, a autoridade e a ética. Frequentemente em provas do Enem o livro é referenciado, seja para discutir questões como a natureza da política, papel do indivíduo e até mesmo a função dos líderes na sociedade.

 

Revolução Industrial

Existem muitos contextos históricos, mas tem alguns que por terem tomado uma proporção grande, podem ser uma ótima alternativa para melhorar a sua argumentação na redação, um exemplo é a Revolução Industrial que aconteceu em 1760.

Essa revolução foi muito importante, pois gerou significativas mudanças econômicas, socias e principalmente tecnológicas. Ocorreu na Europa e se espalhou para o resto do mundo.

Esse período histórico pode ser utilizado para abordar assuntos como: desenvolvimento do capitalismo, aquecimento global e as mudanças tecnológicas e sociais dos últimos tempos.

 

O Contrato Social

O livro ‘’O Contrato Social’’, de Jean-Jacques Rousseau, trata-se de um acordo filosófico que busca compreender a origem e a natureza da sociedade como um todo. Essa é uma obra literária que pode ser utilizada para levantar questões como a liberdade individual de cada ser humano, a igualdade e a soberania popular.

 

Modernidade Líquida

A obra ‘’Modernidade Líquida’’, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, é um livro que tem como foco a sociedade contemporânea. Nele, o autor defende que a modernidade líquida é um período de significativas transformações, definido pela fluidez das relações sociais, políticas e econômicas.

Os estudantes podem utilizar a obra como referência em assuntos como: os desafios da vida moderna, o impacto da tecnologia e o significativo aumento dos divórcios perante a modernidade.

 

A Metamorfose

Essa é uma obra de Franz Kafka, onde o autor narra a história de um homem que acorda transformado em um inseto. O livro pode ser crucial para trabalhar assuntos como a identidade, a existência humana e a alienação.

 

Guerra no Oriente Médio

A guerra entre Palestina e Israel ocorre há setenta anos, e com tantas notícias circulando pelo conflito que foi retomado agora no século XXI, o assunto pode vir à tona no Enem.

Esse contexto histórico pode ajudar na argumentação da redação de tais formas: disputa por territórios que acontece desde que o mundo existe, os judeus exterminados na época da Ditadura Militar e o Acordo de Paz que a ONU propôs para Palestina e Israel.

Confira mais Notícias