A Escola de Educação Básica (EEB) Padre José Maurício, de Blumenau, realizou em novembro, a 20ª Mostra de Trabalhos e Projetos. Com 46 trabalhos apresentados, a Mostra tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela cultura científica, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos.
Leia mais: Educação a distância (EaD): MEC suspende autorização de 16 cursos superiores
A Mostra reuniu, além de alunos e professores, familiares, comunidade e até a presença de alunos de uma escola vizinha. Os trabalhos apresentados no evento foram desenvolvidos levando em conta todas as áreas do conhecimento.
Nesta edição, as séries iniciais trabalharam a obra de Monteiro Lobato “O Sítio do Picapau Amarelo”, série de 23 livros que representa a literatura infantil brasileira. Os estudantes exploraram o tema desenvolvendo quebra-cabeças, jogos de memória, as receitas culinárias, estética, entre outros, envolvendo vários temas transversais de forma interdisciplinar.
Segundo a diretora Simone Raquel dos Santos, a Mostra ajuda a despertar o interesse dos alunos pela cultura, apresentando-lhes temas e conceitos de forma mais lúdica e interativa. “Queremos estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, proporcionando a eles a oportunidade de compartilharem seus aprendizados e descobertas durante o ano letivo”, explica.
A Educação Especial desenvolveu um projeto sobre alimentação saudável que resultou em um piquenique nutritivo. Os alunos desenvolveram uma pirâmide alimentar para classificar os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes. Dessa forma, eles conseguiram organizar as informações acerca de uma alimentação saudável e equilibrada e preparar um piquenique saudável e coletivo dentro da escola.
Já os estudantes das Séries Finais e do Ensino Médio desenvolveram projetos de maneira um pouco diferente: cada professor trabalhou com os alunos temas dentro de sua área de conhecimento. “Tivemos trabalho sobre o sistema solar, a revitalização do nosso parquinho, que ficou maravilhoso e foi desenvolvido nas eletivas do Novo Ensino Médio, além de projetos que estudaram a história da escola e também do município de Blumenau”, conta Simone.
A Mostra reuniu ainda projetos como um cemitério de animais em extinção e uma sala destinada a arte, com trabalhos desenvolvidos com as mais diversas técnicas. Nas disciplinas de Química e Física, o destaque foi a criação de um foguete baseado na lei da ação e reação.
De acordo a diretora, a Mostra é o momento de apresentar tudo de melhor que a escola realiza durante o ano letivo. “Cada ano ficamos mais surpreendidos com a qualidade dos trabalhos e isso nos orgulha muito”, relata.
Os trabalhos apresentados nesta edição serão avaliados no início do próximo ano letivo, onde serão escolhidos os cinco melhores projetos que vão representar a escola em feiras municipais e regionais.
A Mostra surgiu no ano de 1993, com a iniciativa de alguns professores e da direção da escola, com o objetivo de mostrar os trabalhos e projetos desenvolvidos nas disciplinas de Ciências e Matemática. Na época era chamada de Científica e Cultural de Trabalhos e Projetos.
Com o passar dos anos, a Mostra passou a abranger não somente as disciplinas de Ciências e Matemática, mas todas as áreas do conhecimento. Com trabalhos desenvolvidos para a Mostra, a escola já recebeu premiações em Feiras Municipais, Estaduais e Nacionais, além de uma Mostra Internacional nos Estados Unidos, fruto de todo o trabalho desenvolvido pela instituição.