Escola de Florianópolis desenvolve projeto para estimular práticas saudáveis entre alunos

Realizado de maneira interdisciplinar, o projeto quer despertar nos alunos o interesse por uma alimentação nutritiva e hábitos saudáveis

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Despertar nos alunos o entendimento sobre práticas saudáveis, nutrição e escolhas conscientes. Assim nasceu o projeto “Alimentação saudável: explorando nutrição, sabor e sustentabilidade”, desenvolvido desde o início deste ano na EEB Pero Vaz de Caminha, em Florianópolis.

Atividades do projeto que busca incentivar práticas saudáveis entre os alunos- Foto: EEB Pero Vaz de Caminha/Divulgação/Educa SC

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“Nós queremos despertar nos alunos a curiosidade e prazer do fazer científico, por meio de experiências, testes, observações e pesquisas. Através de uma série de atividades práticas, buscamos proporcionar aos educandos experiências ativas, práticas e ecológicas de produção e conservação de alimentos, de maneira que possam transmitir aos familiares e a comunidade”, explica a diretora, Dulce Araci Gnewuch.

O projeto contempla alunos dos 4º e 5º anos e foi elaborado para ser executado de maneira interdisciplinar, trabalhando os conceitos e conteúdos nas disciplinas de português, matemática, ciências, geografia e história.

As atividades incluem experiências com sementes (horta escolar), tintura de iodo, culinária, estudo de rótulos e nutrição dos alimentos, modos de conservação de alimentos (conserva de legumes), testagem e análise da presença de amido em alimentos de origem vegetal e animal e até a criação de livro sobre alimentação saudável.

De acordo com a orientadora do projeto, a professora Ana Aline Moreira Frich, as atividades despertaram nos alunos o interesse por uma alimentação mais equilibrada e saudável. “Ao cultivar e preparar alimentos, os alunos desenvolveram um maior apreço pelo processo de produção de alimentos e estarão mais inclinados a fazer escolhas alimentares conscientes”, destaca.

A última etapa do projeto está sendo realizada com a criação da horta vertical de PVC para cultivo de hortaliças e ervas medicinais, além de um minhocário para produção de húmus.

“Esperamos que o projeto inspire os alunos a adotarem hábitos alimentares saudáveis e a promover a sustentabilidade em suas vidas e comunidades. O comprometimento e a dedicação de nossos alunos são admiráveis e prometem um futuro mais saudável e consciente”, conclui a diretora.

Confira a metodologia aplicada no projeto

– Experiência com sementes: Foram realizados testes com sementes de milho de pipoca e alpiste em diferentes tipos de solo (areia, terra, terra e pedra, pedra e terra adubada), para observar sua germinação e crescimento. A partir das observações, os alunos criaram um painel de anotações semanal sobre o crescimento das plantas e ao final, escreveram um relatório com as informações sobre o desenvolvimento das plantas em cada tipo de solo.

– Horta: A partir da experiência com as sementes, os alunos chegaram à conclusão de que o tipo de solo mais indicado e adequado para preparação da horta seria a terra adubada. A horta foi pensada de forma com que os alunos pudessem levar as mudas para casa e para seus familiares, por isso, foram utilizados potes de iogurte para transplantar as mudas de rúcula e alface que foram semeadas em sementeiras (que foram doadas durante a Feira do Conhecimento da escola, realizada em junho);

– Pesquisa sobre os alimentos: No decorrer do projeto os alunos realizaram um estudo sobre nutrição (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais) e fizeram um levantamento e pesquisa sobre alimentos mais consumidos no lanche escolar. Após pesquisas na internet sobre as informações nutricionais e benefícios de cada alimento, criaram cartazes com informações nutricionais e seus benefícios para serem afixados no refeitório;

– Embalagens: Os estudantes estudaram sobre a classificação dos alimentos (in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados) e aprenderam a ler e identificar a composição/nutrientes nas embalagens dos alimentos. Para isso, utilizaram o aplicativo gratuito Desrotulando (aplicativo de scanner que lê o código de barras do produto cadastrado, faz uma análise do rótulo e atribui uma nota de 0 a 100 ao alimento);

– Receitas culinárias: Cada aluno trouxe uma receita culinária de casa para compartilhar em sala com os colegas. A partir disso, na disciplina de língua portuguesa, estudaram sobre a estrutura de uma receita culinária; na matemática, estudaram sobre as unidades de medidas das receitas; em geografia, abordaram a origem dos alimentos e realizaram a leitura do livro Sabores da América de Ana María Pavez e Constanza Recar;

Escritores: Criação de histórias e ilustração (turma ou dupla) para criação de livro para o projeto Estante Mágica sobre alimentos e receitas culinárias – tema escolhido para o 5º ano.

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