A Escola de Educação Básica (EEB) Cardeal Arcoverde, de São Carlos, juntamente com o curso de Ciência de Dados, está participando da etapa final do Desafio dos Dados. O concurso nacional é uma iniciativa para incentivar os estudantes no desenvolvimento do raciocínio lógico e de resolução de problemas utilizando os conhecimentos adquiridos no curso de Ciência de Dados.
A escola catarinense foi uma das 16 equipes selecionadas para a segunda etapa do concurso, que iniciou em outubro e contou também com a participação de estudantes dos estados de Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Na primeira etapa, as equipes – formadas por quatro integrantes cada – tiveram como desafio passar por três fases que envolviam a resolução de questões sobre transformação digital, análise e gestão de dados.
O professor orientador, Fabiel Alencar Herther, conta que a primeira fase foi realizada totalmente online. “As equipes inscritas no projeto deveriam responder a uma relação de perguntas relacionadas à transformação digital, análise e gestão de dados, onde foi uma surpresa ter passado para a próxima etapa”, conta.
Na segunda etapa do concurso, as equipes tiveram como foco central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente o ODS 4 (sobre Educação de Qualidade) e ODS 10 (sobre Redução das Desigualdades) da Agenda 2030.
Com foco nestes objetivos, foram criadas três perguntas chave para o desafio, relacionadas aos temas: conectividade, tecnologia e impactos das mudanças climáticas; inclusão e equidade na educação e empregabilidade e a formação profissional.
Para a segunda etapa, a equipe da escola Cardeal Arcoverde desenvolveu um projeto que consiste em auxiliar as pessoas que buscam um trabalho. Eles criaram um site que contém um breve questionário para auxiliar as pessoas e compreender qual área gostariam de seguir. A página da internet oferece também um modelo de currículo para auxiliar essas pessoas e um campo específico para empresas disponibilizarem vagas de emprego.
“Nossa maior alegria é estar participando pela primeira vez do Desafio dos Dados já conseguirmos chegar até aqui. Estamos confiantes que conseguiremos uma boa colocação também nesta etapa”, relata Fabiel.
No próximo dia sete de dezembro uma banca julgadora vai decidir os vencedores do Concurso Cultural Desafio dos Dados. Serão premiadas as cinco equipes com maior pontuação e cada integrante das equipes premiadas, será contemplado com um
item específico de acordo com a posição da equipe.
“Nós do Squad Mestres da Estratégia, nos sentimos muito felizes de estarmos participando desta competição, também nos sentimos muito gratos pela oportunidade de mostrar nossos conhecimentos”, diz o estudante Paulo Henrique Lebens.
Sobre o concurso Desafio dos Dados
O Concurso Cultural “Desafio dos Dados: Explorando e Transformando o Código” é uma iniciativa promovida pela Fundação Telefônica Vivo e faz parte do projeto social “Formação Docente, Ensino de Dados e Empregabilidade”, o qual está integrado ao Programa “Pense Grande Tech”. A iniciativa tem por objetivo fortalecer cada vez mais a tecnologia como instrumento de transformação.
O Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica, convida jovens de todo o Brasil a pensarem no seu projeto de vida, compreendendo as tecnologias digitais como aliadas na solução dos desafios do dia a dia, tornando-os aptos a usarem elementos da cultura digital e, desta forma, ampliar sua forma de expressão e compreensão da sociedade atual.
O Desafio dos Dados é uma iniciativa para incentivar os estudantes no desenvolvimento do raciocínio lógico e de resolução de problemas utilizando os conhecimentos adquiridos no curso de Ciência de Dados, desafios envolvendo a Transformação Digital, Análise e Gestão de Dados.