Noite de Sofia: escola de São José realiza evento cultural para estimular a criatividade

O evento cultural acontece há 14 anos e reúne toda a comunidade escolar em uma noite repleta de alegria, criatividade e muitas apresentações

Formação Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

No último dia 20 de novembro, estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) Maria do Carmo Lopes, de São José, realizaram o evento cultural Noite de Sofia. Em sua 14ª edição, a atividade reuniu, no Teatro do Centro Multiuso de São José, todo o talento e criatividade dos estudantes da escola.

Leia mais: Os efeitos da guerra na saúde mental das crianças

O evento cultural reuniu estudantes e comunidade em São José- Foto: EEB Maria do Carmo Lopes/Divulgação/Educa SC

Tudo começou em 2008, quando alguns professores da escola organizaram um desfile com roupas produzidas a partir de material reciclável. A ideia era incentivar a criatividade nos estudantes, além de despertar o interesse pela arte.

Aos poucos o evento cultural foi crescendo e hoje, a Noite de Sofia já consta no calendário escolar da escola. “Os alunos já sabem sobre o evento, então eles começam a pensar o que vão trazer para a apresentação e a se preparar para o evento. E isso acontece de forma espontânea, exceto para as séries iniciais, que são ensaiadas pelos professores de Arte e Educação Física”, explica a diretora Maéve Fernanda Kuhnen.

Nesta edição foram realizadas 21 apresentações das mais variadas manifestações culturais: leitura de manifesto, poesia, dança, canto, banda de música, teatro, solos de guitarra e violino. O evento contou ainda com a participação especial de um grupo de dança, uma conversa sobre o Dia da Consciência Negra e um desfile para apresentar os novos uniformes da escola.

“Nossa noite cultural foi um espaço de celebração, de vida…uma oportunidade de demonstrar tantos talentos muitas vezes escondidos e que no cotidiano não temos a oportunidade de observar. Como gestão almejamos, como uma meta de nosso plano de ação oportunizar mais espaços e momentos como estes em que as crianças e jovens possam demonstrar suas potencialidades”, relata a diretora.

Noite cultural repleta de alegria e belíssimas apresentações- Foto: EEB Maria do Carmo Lopes/Divulgação/Educa SC

Ao todo, aproximadamente 200 alunos participaram das apresentações onde puderam compartilhar suas habilidades artísticas com amigos e familiares, além de promover entretenimento e cultura à toda comunidade escolar.

“Quando soube que iria participar da Noite de Sofia desfilando o novo uniforme da escola, fiquei super feliz mas também muito nervosa. O evento estava bonito e no teatro foi ainda mais legal.”, conta a estudante Luana Pedroso Rezende.

Para a aluna Nauana Farias da Silva, a mestre de cerimônias do evento, apresentar a Noite de Sofia, junto de outros educandos, foi muito gratificante e uma oportunidade de resgatar e valorizar os talentos do corpo discente. “Pudemos experienciar naquela noite o protagonismo dos jovens e suas potencialidades nas danças, músicas, peças de teatro e os espetáculos como um todo. Nossa noite aconteceu especialmente no dia 20 de novembro, celebrando o Dia da Consciência Negra e enaltecendo as diversas culturas de nosso país”.

Atualmente a escola conta com 930 alunos, das séries iniciais ao Ensino Médio, distribuídos em três turnos. São mais de 70 profissionais que se dedicam para garantir a qualidade do ensino-aprendizagem. Eventos como a Noite de Sofia proporcionam, não somente o protagonismo dos estudantes, mas também a descoberta de novos talentos, habilidades artísticas e entretenimento e cultura para toda comunidade escolar.

Confira mais Notícias