Leitura nas férias: 5 livros para ler durante as férias escolares

Separamos algumas dicas de livros para você aproveitar o final das férias e colocar a leitura em dia

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

As férias de julho estão acabando, mas ainda dá tempo para você colocar a leitura em dia. Os livros são uma excelente alternativa para relaxar e conhecer novos lugares, afinal, eles nos fazem viajar pelo tempo! E não interessa qual o gênero, o importante é ler, fazendo da leitura um hábito, algo que faça parte da sua rotina durante o ano todo. Pensando nisso, o Educa SC selecionou cinco sugestões de livros para você. Confira!

jovem lendo livro

Ler durante as férias é relaxante e ainda traz conhecimento – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

  1. É assim que acaba – Colleen Hoover

Considerado o livro do ano, que virou febre no TikTok e sozinho já acumulou mais de um milhão de exemplares vendidos no Brasil. É assim que acaba é um romance que discute temas como violência doméstica e abuso psicológico de forma sensível e direta. A protagonista Lily nunca teve uma vida fácil, mas ela sempre batalhou pelos seus sonhos. Quando a jovem que se muda para Boston, abre a sua própria floricultura e Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela. Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja?

 

  1. A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig

O livro conta a história de Nora Seed, uma mulher de 35 anos, arrependida das escolhas que fez no passado, e que vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido. Ela se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.

 

  1. Tudo é rio – Carla Madeira

O romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais depravada e cobiçada da cidade, que entra no caminho deles, formando um triângulo amoroso. Com uma narrativa madura, precisa e ao mesmo tempo delicada e poética. A metáfora do rio se revela por meio da narrativa que flui – ora intensa, ora mais branda – de forma ininterrupta, mas também por meio do suor, da saliva, do sangue, das lágrimas, do sêmen, e Carla faz isso sem ser apelativa, sem sentimentalismo barato, com a habilidade que só os melhores escritores possuem.

 

  1. O que sobra – Príncipe Harry

O livro mostra os bastidores da Família Real Britânica e a história do Príncipe Harry através de suas próprias palavras. O filho caçula do Rei Charles e de Lady Di traz um relato cheio de honestidade, sabedoria e revelações sobre a sua história. Com uma honestidade total e incontornável, O que sobra é um marco editorial, cheio de inspiração, revelações, introspecção e sabedoria, conquistada com muito esforço, no que diz respeito ao eterno poder do amor sobre a perda. Harry e o irmão protagonizaram uma das imagens mais tocantes do século XX: dois príncipes, caminhando atrás do caixão da mãe, enquanto o mundo acompanhava os eventos com tristeza. Enquanto Diana, a Princesa de Gales, era sepultada, bilhões de pessoas se perguntavam como a vida dos príncipes iria se desenrolar a partir daquele momento.

 

  1. Onde estão as Flores? – Ilko Minev

O livro conta a história de dois personagens diferentes – Licco Razan e Minev – e suas trajetórias de vida que passam por diversos países e culturas até se enraizarem na Amazônia brasileira. O autor utiliza uma mistura de elementos históricos e uma narrativa fluida para traçar um panorama histórico da Europa, incluindo o resgate dos 50 mil judeus búlgaros durante a Segunda Guerra Mundial e o fluxo migratório dos judeus para a Região Norte do Brasil. A obra traz uma mensagem sobre a importância de se construir um mundo sem guerras. Leitura interessante para quem se interessa por história, cultura e temas relacionados à paz e à tolerância entre culturas diferentes.

Confira mais Notícias