Dia das Crianças: confira a origem da data e opções de brincadeiras para aproveitar o feriado

12 de outubro é dia de brincar o dia todo sem nenhuma preocupação; separamos 5 ideias para aproveitar o Dia das Crianças em família

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro no Brasil, é uma das datas que os pequenos mais anseiam para chegar. Afinal, quem não gosta de ganhar presente e brincar o dia inteiro?

Aproveitar o Dia das Crianças brincando é tudo de bom!- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Intensivo ENEM Gratuito: aplicativo já está disponível para acesso

Para as crianças, a única preocupação desta data comemorativa é a dúvida de qual presente vai ganhar e quais serão as brincadeiras para curtirem o tão esperado dia 12. Já para os adultos, é uma correria para encontrar os brinquedos dos pequenos e a decisão de quais brincadeiras irão propor.

E foi pensando nisso que elaboramos algumas opções de brincadeiras para o dia ser aproveitado da melhor forma possível. Mas, antes de darmos essas dicas, vamos conhecer um pouco mais sobre a origem do dia das crianças?

A escolha dessa data se deu porque nesse mesmo dia, em 1959, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) oficializou a Declaração dos Direitos da Criança, esses direitos envolvem a alimentação, amor e educação.

O objetivo deste dia, além de homenagear a vida dos pequenos, é principalmente sobre celebrar a infância e a proteção desses direitos infantis. Eles são indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento de cidadãos, a fim de que todos tenham oportunidades para construírem uma vida confortável.

E nesse dia das crianças, o momento vai além das brincadeiras. É também uma boa hora para aproveitar o conforto de se estar em família, recebendo e retribuindo muito amor.

Confira 5 atividades para aproveitar ao máximo o dia em família:

 

  • Teatro de fantoches

No teatro de fantoches, os bonecos podem ser confeccionados ou até mesmo, customizados. Os adultos podem começar as histórias para os pequenos entenderem a dinâmica da brincadeira, e depois os filhos podem inventar os próprios enredos. As histórias têm o papel de estimular a imaginação, favorecendo assim o mundo lúdico de cada criança.

 

  • Criatividade no comando

Praticamente em todas as casas tem uma caixa de papelão jogada, sem uso algum. Com ela, você e a sua família podem se divertir muito. Com um pouco de cor e criatividade, uma simples caixa pode ser transformada em avião, casa, carro, e o que mais a imaginação permitir.

O mesmo vale para gibis que já foram lidos e estão por ali parados, essas folhas podem virar aviões ou barcos de papel. A largada será dada, pelos ares ou pelas águas, a família torce e o vencedor pode ganhar um prêmio.

 

  • Desenhos e galeria de arte

Os adultos podem separar folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincéis e se juntar às crianças para explorarem os lados criativos de cada um. Após finalizarem, podem separar um espaço na casa e expor os desenhos, como se fosse uma galeria de arte da família.

 

  • Telefone sem fio

Essa brincadeira começa com toda a família ficando em círculo, o primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante, e cada um que está no círculo vai repetindo o que entendeu.

A última pessoa, será quem vai repetir o que ouviu. Essa brincadeira pode render várias gargalhadas, isso porque a mensagem que chega na última pessoa vai tendo várias alterações do que cada um ouviu.

 

  • Quem sou eu?

Nesse jogo, todos serão detetives, e deverão formar uma roda. Cada um escolhe um personagem, pode ser de filme, desenho, artista, ou até mesmo alguém do convívio. Após escolherem, deverão individualmente escrever num papel e grudar na testa do participante da direita, sem que ele veja.

Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre quem ela é, por exemplo: eu sou um homem? E os jogadores devem responder apenas ‘’sim’’ ou ‘’não’’. E a brincadeira vai rolando até cada um descobrir quem é.

Confira mais Notícias