Incentivar o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e formar professores leigos e profissionais no domínio em Libras. Este foi o objetivo da formação continuada – Língua Brasileira de Sinais – Libras Níveis I, II e III. A capacitação iniciou em abril e encerrou no último dia 30 de novembro, com a formatura dos profissionais.
Leia mais: Sistema solar a 100 anos luz da Terra possui 6 planetas que se movem em sincronia
A capacitação formou 38 professores das escolas estaduais e municipais dos municípios de Princesa, Palma Sola, Anchieta, São José do Cedro, Guarujá do Sul e Dionísio Cerqueira. Ao todo, foram 15 encontros onde os participantes aprenderam desde a história dos surdos no Brasil, o processo de inclusão da pessoa surda, até a elaboração de atividades para o aluno surdo.
O objetivo do curso é garantir o uso correto desta língua na comunidade e preparação para o trabalho na área dos surdos, bem como, atingir uma educação de qualidade que vá ao encontro das necessidades dos surdos.
A formação continuada contribui significativamente para que os professores deem continuidade e se apropriem da Língua Brasileira de Sinais – Libras Níveis I, II e III. A capacitação dará suporte ao ensino e aprendizagem de alunos surdos em processo de alfabetização.
De acordo com a integradora de Educação Especial e Diversidade, Joeldes Kuhn Taube, o objetivo principal do curso é ensinar a comunicação com as pessoas surdas. “A formação continuada possibilita ao docente a reflexão da prática e o planejamento de ações que busquem a melhoria do processo ensino aprendizagem na escola”, explica.
A formatura aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos, no município de Guarujá do Sul. Os formandos foram recebidos com almoço, apresentações culturais de escolas da região e claro, o certificado de conclusão de curso.