Alfabetização: 5 dicas para avançar no processo no final do ano

Investir em propostas de qualidade e fazer um bom uso do tempo estão entre as sugestões para uma alfabetização de qualidade; confira

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Saber ler e escrever é essencial para interagir e viver em sociedade da melhor maneira possível. Nesse sentido, a escola possui um papel fundamental na alfabetização dos estudantes. Essa garantia de letramento nos anos iniciais auxilia nas diversas desigualdades quando falamos da capacidade das crianças de ler, escrever e compreender o texto.

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A alfabetização desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Esse é um processo que costuma acontecer de forma gradual, cada um no seu tempo e no seu processo. Mas, quando se trata dessa pauta, os educadores esperam que, com o planejamento que fizeram, as turmas alcancem essas expectativas de alfabetização ao decorrer do ano.

E como estamos no final do ano letivo, separamos cinco sugestões de como enfrentar essa reta final e alcançar os objetivos da alfabetização.

 

  • Faça um bom uso do tempo

Esse é um aspecto que precisa de demasiada atenção na hora de organizar a rotina com as atividades, já que todos os alunos precisam avançar, e para isso aconteça, os exercícios precisam ser equilibrados para cada tipo de estudante.

Otimizar esse tempo é sobre não perder momentos de aprendizagem insistindo em cópias de atividades que já foram propostas e não despertaram o interesse das crianças.

Destacamos ainda, que o educador precisa ter momentos de individualidade para conversar e entender aqueles alunos que não estão seguindo o ritmo da alfabetização. Uma boa opção é utilizar atividades diversificadas com esse grupo para dar essa atenção especial para eles.

 

  • Use a última sondagem como ponto de partida

Quando falamos de utilizar a última sondagem com o aluno como ponto de partida, é sobre analisar o que eles já sabem, para conseguir identificar o ponto que precisa de mais atenção, fazendo assim um planejamento conforme a necessidade de cada grupo da sala de aula.

Provavelmente, será necessário adequar as propostas já decididas pelo educador pois cada fase precisará de ações específicas, com novas propostas e intervenções.

 

  • Invista em propostas de qualidade

Cada fase do aprendizado perante a escrita é diferente e, cada uma delas necessita de propostas específicas para as crianças. As boas orientações de atividades focadas nas necessidades de cada um serão as responsáveis por promover a reflexão do sistema de escrita para os estudantes.

Explorar as letras móveis, com bons questionamentos e intervenções, podem ser grandes aliados, permitindo assim os avanços. Essas letras levantam o questionamento de como utilizar todas elas para formar as palavras.

 

  • Aposte na parceria com as famílias

Outro recurso que é crucial para o desenvolvimento das crianças no processo de alfabetização, é a parceria do educador com as famílias envolvidas. Isso porque esse é um processo que precisa ir além da escola, pois ter o estímulo da leitura em casa pode contribuir muito para o avanço das crianças.

Antes de realizar essa ação, é importante fazer uma reunião para apresentar a ideia. Separamos três sugestões de brincadeiras que podem ser levadas para as famílias executarem em casa:

  • Bingo – aqui, o familiar pode sortear a letra, mostrá-la para a criança, e dizer o nome de algo que comece com aquela letra. Ou ele também pode sortear a letra e falar, sem mostrar, que é a letra da Manuela (explorando os nomes dos familiares que estão presentes naquele instante), desta forma ela vai descobrir qual letra foi sorteada;
  • Jogo da forca – nessa brincadeira, as crianças envolvidas já estão na fase da escrita, ou seja, a criança conhece a palavra que está escrevendo. O adulto fala a palavra que ela precisa montar com as letras móveis, coloca as letras na frente dela, e ela monta na ordem certa da palavra;
  • Jogo da memória de letras e nomes – esse é um jogo que tem como objetivo encontrar a imagem e a sua letra inicial, assim a criança irá aprender o nome das figuras associando as imagens.

 

  • Reorganize os alunos para trabalhar as necessidades específicas de cada turma

Caso haja alunos de outras turmas que ainda não consolidaram o processo da alfabetização, com o apoio da gestão escolar, o educador pode reorganizá-las, a fim de separar os não alfabetizados dos que estão alfabetizados e, durante uma hora na semana, realizar um trabalho específico para cada nível de aprendizagem.

Perante um bom planejamento, focado nas atividades adequadas e nas intervenções assertivas, as turmas podem avançar nesse final de ano!

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