Dorama: a nova palavra da língua portuguesa

Entenda a origem da nova palavra portuguesa e a relação do dorama com séries asiáticas

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Na Ásia, os doramas são conhecidos pela forma de produção dentro do audiovisual de séries dramáticas, no Leste e Sudeste da região. Já no Brasil, é a nova palavra da língua portuguesa definida pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

Leia mais: Núcleo de Atividades e Altas Habilidades e Superdotação revela talentos nas artes

A palavra dorama tem origem na produção audiovisual asiática – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Segundo a Academia, a nova palavra carrega consigo o substantivo masculino, sendo uma obra de audiovisual de ficção em formato de série, de gêneros e temas diversos.

A ABL reforça a importância de novas palavras no vocabulário, afirmando que conhecer o significado das mesmas enriquece o nosso vocabulário e nos faz mergulhar na atmosfera intelectual em que vivemos.

 

A origem da palavra dorama

Foi nos anos 1950 que os doramas começaram a ser produzidos e exibidos na televisão japonesa, o seu respectivo lugar de origem. A palavra deriva da pronúncia em japonês da palavra inglesa ‘’drama’’.

Os doramas não são um gênero, e sim um tipo de produção audiovisual. Temas como a valorização da família e dos costumes, o respeito aos mais velhos, a importância do dever e da tradição, são vistos com frequência nos doramas, mesmo naqueles que focam em romances.

Na Coreia do Sul, os presidentes costumam investir muito no setor de cultura, o que explica o alcance das produções coreanas no mundo inteiro, contribuindo assim, para a expansão da cultura asiática.

E já que a nova palavra tem relação com filmes e séries, selecionamos algumas produções audiovisuais no formato dorama para você curtir o final de semana. Confira!

 

1- Com a permissão do tribunal (2022)

Essa é uma série baseada no gênero drama de um mistério jurídico. Com uma brilhante advogada como protagonista, a criação foca no processo da sua carreira, onde ela se torna defensora pública em pouco tempo.

Dirigida por Kang Min-goo, a produção mostra ainda o envolvimento amoroso da advogada Noh com outro excêntrico defensor público, Jwa Sibaek, enquanto assume um caso de assassinato em série.

 

2- Rookie Cops: os novatos (2022)

A série tem como foco principal a história de amadurecimento fortalecida pelos desafios, o espírito e a paixão da juventude que acompanha dois estudantes da Universidade Nacional de Polícia da Coreia no processo para se tornarem policiais.

 

3- Missão sobrevivência (2022)

O filme é baseado na pandemia que ocorre no mundo inteiro e quando novas regras são estabelecidas. Três dos atores da criação são enviados a uma simulação virtual de desastres – chamada de ‘’A Zona’’- a fim de representar a humanidade nos testes. Durante quatro horas eles devem sobreviver a situações inesperadas, armadilhas e tentações.

 

4- Snowdrop (2021)

A série coreana foi estrelada pela cantora Kim Ji-soo, do grupo ‘’Blackpink’’, e pelo ator Jung Hae-in. Conta a história de um casal que se conhece em meio a uma turbulência da crise política que as duas Coreias enfrentaram em 1987. Esse é um dorama que promete muito drama, paixão e conflitos familiares.

 

5- Grid (2022)

Nessa série, a Terra sobreviveu a ventos solares catastróficos sob a proteção do Grid, que é o escudo de defesa planetário. Um dos protagonistas do filme, Kim Saeha, encontra um assassino em meio a tudo isso, e a detetive Jung Saebyeok é enviada para o caso.

Enquanto ela resolve o caso, testemunha algo inacreditável: o fundador do Grid, que já havia morrido, reapareceu após 24 anos. Grid acompanha a misteriosa verdade por trás do que salvou a humanidade de um apocalipse.

 

6- O Jogo da Mentira (2022)

O Jogo da Mentira é um reality show coreano, onde os jovens se mudam para a Casa Rosa e cada um deles leva uma mentira na mala: seja a ocupação, a idade ou formação acadêmica. Marcada por muitas emoções, o reality revela as identidades à medida em que os relacionamentos andam na corda bamba entre o amor e a realidade.

 

Confira mais Notícias