Ano Novo Lunar: entenda como é feita a celebração chinesa

Na China, o Ano Novo é comemorado com base no calendário lunar, e cada ano é representado por um animal

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Em cada canto do mundo o Ano Novo é comemorado de uma forma, já que cada lugar tem a sua própria cultura e tradições, comprovando assim, que a diversidade cultural é gigantesca. Na China, por exemplo, comemora-se o Ano Novo a partir de 22 de janeiro com a duração de três dias, sendo essa uma das maiores festividades por lá.

Leia mais: Conheça dois destinos catarinenses imperdíveis que reúnem belezas naturais e sustentabilidade

O Ano Novo na China tem como base o calendário lunar- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

No Brasil utilizamos o calendário gregoriano, que não se baseia em nenhum marco astronômico e, por isso, começa dia 1° de janeiro. Já na China, por mais de 3 mil anos, a população segue um calendário lunar, considerando os ciclos naturais e seguindo os movimentos da Lua e, com isso, acabam por não ter um dia fixo para comemorar a virada do ano.

Baseados nos ciclos da lua, o que marca o Ano Novo para eles, é a primeira Lua Nova após o solstício de verão, e cada ano é relacionado a um animal, tradição essa ligada ao budismo.

 

Como ocorre o Ano Novo chinês?

A virada de ano na China é um dos eventos mais tradicionais do país e muitas tradições fazem parte da cultura chinesa. Tudo envolve pensamentos positivos e conexões com o Universo, pois, os chineses acreditam que o que é feito nas primeiras horas da virada do ano afeta todo o restante dele.

Alguns dias antes da celebração, as cidades já começam a ser enfeitadas com muitas luzes e decorações na cor vermelha. As casas, edifícios e pontos locais recebem faixas, lanternas e objetos que tragam a energia da prosperidade.

As pessoas ali presentes, costumam lançar lanternas no céu, colocando os desejos que estão dentro de si para a nova etapa que está prestes a vir. Outra tradição dos chineses é acender fogos de artifício para iluminar o céu das cidades do país.

Além disso, os chineses também costumam reunir as suas famílias, jantar e trocar presentes. Para eles, essa refeição é uma das mais importantes do ano. O cardápio é escolhido com base nos alimentos que tragam prosperidade, como bolo de arroz e peixes.

Como os chineses acreditam que as ações das primeiras horas do ano vão refletir no restante dele, eles costumam evitar hábitos que consideram negativos. Por exemplo, varrer a casa, pois para eles, a vassoura pode levar para longe a sorte que está chegando.

 

A origem do Ano Novo Lunar

Segundo a lenda da China, existia um monstro chamado Nian, que aterrorizava vilas em todo início de primavera. Ele destruía casas, plantações, matava rebanhos e devorava pessoas.

Com a ajuda de um velho rico em sabedoria, o povo descobriu que Nian tinha medo de barulhos altos e da cor vermelha. E por isso a explicação para os tecidos vermelhos pendurados nos lugares e as lanternas no céu para espantar o monstro.

 

Conheça os animais e os elementos do Ano Novo hinês

Os animais do horóscopo chinês tem uma forte ligação com a tradição do país, inclusive, por lá, eles consideram que o ano de nascimento é mais relevante do que a idade da pessoa, e consideram a personalidade da pessoa semelhante ao comportamento do animal do ano em que nasceu.

Nessa perspectiva, os chineses relacionam os anos com os animais. Cada ano chinês possui um animal que vai representá-lo. O ciclo é composto por 12 animais, que foram convocados por Buda para uma festividade e ele os homenageou conforme a ordem de chegada. Confira a sequência:

  • Rato;
  • Boi;
  • Tigre;
  • Coelho;
  • Dragão;
  • Serpente;
  • Cavalo;
  • Carneiro;
  • Macaco;
  • Galo;
  • Cão;
  • Javali.

Além dos animais, os chineses consideram cinco elementos fundamentais para o Universo: o metal, a madeira, a água, o fogo e a terra. Esses elementos são interligados aos animais e, por isso, o calendário chinês possui cinco ciclos de 12 anos para cada.

Confira mais Notícias