Então é Natal: conheça dez celebrações diferentes ao redor do mundo

Alguns países comemoram o Natal de forma bastante curiosa; confira!

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Natal é época de Papai Noel, casas decoradas com enfeites natalinos – estrela, sinos, velas, presépios, anjos, bolas, árvores de Natal, guirlandas – e muita comilança na ceia, onde não pode faltar o peru e o panetone, certo?

Leia mais: Estação Verão: a estação mais quente do ano inicia hoje, dia 22

O Natal é comemorado de forma bastante diferentes em países ao redor do mundo- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Diferente do Brasil, onde comemoramos a data no dia 25 de dezembro com essas tradições, ao redor do mundo, as comemorações de Natal são baseadas na cultura da região e celebradas com os seus próprios costumes e tradições.

Preparamos uma lista com 10 maneiras curiosas que alguns países ao redor do mundo celebram o Natal, confira:

 

1- O Krampus na Áustria

A Áustria possui uma forte ligação com São Nicolau, assim como na Alemanha. Esse é um santo muito amigo das crianças, e por isso, na época do Natal, os pequenos austríacos que se comportaram, são recompensados pelo santo, já os que não seguiram as ordens, são punidos.

E por isso, na noite do Natal, muitos austríacos se vestem de Krampus e saem para assustar as crianças que não tiveram um bom comportamento ao decorrer do ano.

 

2- Batatas e pedras na Alemanha

Na Europa, o Natal também tem uma conexão com São Nicolau e é celebrado no dia 5 de dezembro. No país, as crianças precisam deixar cartas dentro dos sapatos para o santo, e se a criança não se comportou, São Nicolau deixa batatas e pedras ao invés de presentes.

 

3- Pudim à luz de velas no Reino Unido

No Natal, os britânicos possuem o costume de servir um pudim de natal com as luzes apagadas e as velas acesas. O doce vira uma espécie de vela comestível para os convidados.

 

4- Natal em janeiro na Rússia

Diferente do Brasil, que comemora o Natal em dezembro, na Rússia, a data é celebrada em janeiro. Isso porque a igreja ortodoxa russa segue um calendário juliano, e essa seria a data do nascimento de Jesus. Para os russos, o ferido natalino vai de 1º a 9 de janeiro.

 

5- Festa sem fim na Argentina

Os argentinos são muito conhecidos por uma característica bem marcante, que é a de serem festeiros. Prova disso é que na noite de Natal, eles finalizam a ceia, e vão para a pista de dança se divertir a noite toda.

 

6- A sauna natalina na Finlândia

Uma das atividades favoritas dos finlandeses é a sauna, além de diminuir um pouco o frio que chega a 1 grau, eles acreditam que os espíritos dos ancestrais purificam o corpo nesse ritual de Natal.

 

7- Mulheres jogando sapato na República Tcheca

Na cultura natalina, as mulheres solteiras tchecas jogam os sapatos em direção a porta de entrada. Caso o lado do sapato onde fica o dedo do pé fique apontado para a entrada, o seu casamento acontecerá no ano seguinte.

 

8- Duendes e gato gigante na Islândia

Na Islândia existem duas tradições curiosas para o Natal. A primeira delas é a dos 13 duendes, onde cada um deles sai pelas ruas distribuindo presentes a partir do dia 12 de dezembro até o dia 25. Já a segunda, consiste na lenda de um gato gigante que come as pessoas que não usam roupa nova na data.

 

9- Boneco na Espanha

Existe um boneco chamado ‘’El caganer’’ que fica escondido durante todo o mês de dezembro pela cidade, ele é feito de cerâmica e fica de calças abaixadas. No Natal, as crianças têm a missão de achar esse boneco e quebrá-lo para dar boa sorte.

10- Frango frito no Japão

Assim como nós no Brasil, os japoneses também comem ave na ceia natalina. Porém, de forma diferente, enquanto aqui preparamos em casa, eles consomem de fast foods, à moda dos americanos.

Confira mais Notícias